domingo, 17 de agosto de 2014

A história contada pela vovó: Os músicos de Brêmen


Sabemos o quanto é importante a referência dos avós na vida das crianças, pois quem de nós não lembra de alguma história por eles contada? Como aprendemos com os avós na infância!


Para lembrar os pequenos sobre a importância dos avós, as pibidianas Beatriz, Regina e Franciele iniciaram um lindo projeto contando a história dos “Os Músicos de Brêmen” trazendo para o mundinho deles uma vovó.


A participação desta vovó vai muito além da história!


As pibidianas observaram que as crianças dedicaram total atenção no momento em que a vovó contava a história, alguns faziam questionamentos e também eram questionados, adoravam os acontecimentos e, a reação de cada um era surpreendente, pois a curiosidade com o que aconteceria ao final da história os levava a imaginar as coisas mais incríveis.


Angela Fronckowiak (2011, pg. 77-78) coloca que,

[...] ler é hospedar a palavra no tempo do meu corpo. Ficar com ela, cuidar dela, protegê-la. Ler é querer cuidar bem da palavra escrita! (...)A leitura não é um conceito, por isso, não pode ser definida. A leitura é ler. E todo o ser – bebê, criança, adolescente, adulto, alfabetizado ou não, leitor de letras ou ouvinte de histórias contadas por alguém – lê de modo diferente a cada momento único de sua vida. Esse é um diferente que se faz igual, na medida em que é possibilitado pela confiança.


Não basta apenas ler, é fundamental ir além, entrar neste universo de palavras que o livro nos possibilita, fazer desse momento o melhor. A concentração, os gestos, a voz e todo o movimento que a leitura nos exige é a parte principal da história. Uma história em que os ouvintes não conseguem concentrarem-se e ouvir certamente não será produtiva.


  Nesta história, todos ficaram felizes, pois a criançada além de ador a história fez aquela festa sabendo que os personagens, vovó e netinha,  voltarão... O que será que vai acontecer?



Nenhum comentário:

Postar um comentário