quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vamos brincar de produzir sons??

 As crianças do Berçário II se divertiram muito nesta tarde ensolarada. Estavam radiantes  com a  descoberta de novas sonoridades apresentadas no pátio da escola, em forma de instalações sonoro-musicais.


Cada som produzido era uma verdadeira alegria! Que momento mágico, repleto de aprendizagens! 


Na presença dos vovôs e das vovós, as crianças se divertiram produzindo novas sonoridades.


E não pensem que foram só as crianças que exploraram os ambientes sonoros gerados pelas pibidianas. Até os adultos entraram na brincadeira!! 


Estas instalações estão sendo um verdadeiro sucesso na escola!



Instalações sonoras no pátio da EMEI Bem Me Quer


Na manhã do dia 18 de Julho, na E.M.E.I Bem Me Quer, tivemos um encontro muito especial: realizamos uma oficina para a montagem de vários objetos e ambientes sonoros, construídos com materiais do cotidiano.

Esses materiais foram doados pelos pais, professores e acadêmicas do Pibid, dando, assim, início ao  projeto: “Espaços sonoros: um ambiente para vivenciar a magia dos sons”.


  Nosso desejo, através deste projeto, é de que esses ambientes permitam a interação  da criança com  o mundo sonoro,  possibilitando a  elas a exploração e criação de forma livre e espontânea, ampliando seus conhecimentos musicais através do  lúdico.


A primeira turma a explorar os espaços foi a turma do Berçário! Quanta alegria e quanta descoberta! 


O ambiente se transformou magicamente em sons, sons não somente do entorno e dos objetos, mas também das risadinhas e expressões de alegria que demonstravam a satisfação e o prazer das crianças durante as explorações.


São essas vivências que nos motivam ainda mais. 

Logo, logo estaremos nos dedicando à construção de novos ambientes pedagógicos na E.M.E.I Bem Me Quer!


Esta é a forma do Pibid deixar suas marcas positivas para as crianças desta escola parceira tão acolhedora!!



domingo, 26 de julho de 2015

Cantinho Cultural

domingo, 19 de julho de 2015

Oficina de apreciação musical e danças circulares


No dia 17 de julho, nossas pibidianas puderam participar de uma oficina de apreciação musical ativa e danças circulares, proporcionadas pela FACCAT, em parceira com o Grupo Multiplicações Pedagógicas e Culturais. 
  

A oficina teve início com a contação de história de Milene Marques, pedagoga e especialista em Língua Portuguesa e Estrangeira e Contação de Histórias. 


Em seguida, a pedagoga e supervisora do Pibid, Angélica Souza, apresentou sua pesquisa sobre apreciação musical na Educação Infantil, que foi, após, ilustrada com várias práticas realizadas com todo o grupo de participantes do evento. 


Entre cantigas de roda, apreciações musicais, improvisações e contações de histórias, o grupo que participou do evento "Fazendo Arte na Escola" realizou muitas aprendizagens e trocas significativas.


A tarde proporcionou vivências e reflexões, gerando momentos de energia pura e muita luz entre o grupo! 


sexta-feira, 10 de julho de 2015

Comunicando Pesquisa e Relatando Experiências do PIBID na FUNDARTE/UERGS

Hoje foi dia de comunicar pesquisa em andamento e relatar experiências do PIBID FACCAT da Pedagogia - Educação Infantil!

  
 Estamos muito felizes em fazer parte do VIII Encontro de Pesquisa em Arte da Fundarte e III Seminário dos Grupos de pesquisa da UERGS! Que maravilha realizar trocas tão significativas!!!


A professora Patrícia Kebach, coordenadora do PIBID da FACCAT, da subárea da Educação Infantil, comunicou a pesquisa que está realizando para analisar os impactos das ações do Pibid nas escolas parceiras nos anos de 2014 e 2015.


A supervisora da EMEI Alice Maciel, Magda Saraiva e as acadêmicas bolsistas Janaína e Beatriz relataram as experiências do projeto "Igualdade não tem cor".


As acadêmicas bolsistas Viviane e Lisandra Hack também escreveram um paper sobre a aplicação do projeto "Explorando a expressão musical no berçário" que foi apresentado no evento pela também autora Patrícia Kebach.


Este é nosso PIBID, realizando mais ações significativas de formação continuada!


sábado, 4 de julho de 2015

O canto da arte posto em prática!

Um novo projeto coletivo já teve iníco lá pela EMEI Alice Maciel. 
Entusiasmadas, as pibidianas e a supervisora Magda iniciaram "O canto da arte".


Olha que legal! Pintura no pneu, o que será feito com eles? As bolsistas dizem que a curiosidade desperta a imaginação. Então, os pneus podem nos fornecer várias oportunidades de uso, por exemplo, bancos coloridos, onde as crianças possam sentar e apreciar uma belíssima história, ou então, um suporte para plantas, ou até mesmo um fabuloso vaso de flor, seja qual for a utilidade, ficará lindo!


Com a participação ativa do grupo, o chão começa a ganhar um toque especial e todo colorido. Pensando em cada aluno da escola Alice Maciel, as pibidianas desenharam amarelinhas no chão, proporcionando espaços para brincadeiras divertidas.
A parede também ganhou nova cor. Mas não é só isso não! Vem por aí novas etapas para ocupar este espaço!


As pibidianas, também utilizaram caixas para a decoração do pátio escolar. Coloridas e elegantes vão dar novo sentido para o muro, que não foi esquecido, pois, além dos nichos, ganhará uma decoração surpreendente, a qual contará com a participação dos alunos para ser realizada.


Este, segundo as acadêmicas, foi só o começo! Tem várias atividades para fazer ainda, e o entusiasmo só aumenta! Queremos deixar nossas marcas pibidianas na EMEI Alice Maciel!  

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Arraial do Pibid



Gente, está terminando o semestre!


Fizemos muitas coisas legais neste primeiros meses do ano: aprendemos mais sobre relações étnico raciais, conhecemos os vários espaços das nossas escolas parceiras, aplicamos lindos projetos, escrevemos artigos.


Nossos próximos passos serão deixar algo concreto para as escolas parceiras, a partir da elaboração de projetos que já estão prontos.


Por isso, hoje, foi dia de comemorar!


As crepeiras não venciam nossa vontade de saborear tantos crepes gostosos feitos pelas gurias, doces e salgados!!


Hum.... que delícia este arraial!


Além de aprender algumas danças do folclore cacuriá maranhense, desfrutamos dos espaços pensados em forma de festa junina, saboreamos um mate amargo e compartilhamos lindos momentos pibidianos!


É muito bom aprender assim!!!


O dia de hoje foi para tomar fôlego e prosseguir com nossos projetos inovadores!!!