domingo, 29 de junho de 2014

Reconstruindo um conto, explorando a criatividade dos pequenos

Tudo começa por uma leitura do livro “O ratinho, o morango e o Grande Urso esfomeado”.


Silvana e Simone fizeram, então, questionamentos para os pequenos da EMEI PIMK:
Quem conhece um urso? E um rato? E morangos? Quem gosta de morango?


Nem todos pareciam gostar de morangos!


As professoras confeccionaram com a criançada um ratinho de palha de aço e depois a garotada pintou com tinta tempera.


Criaram também a casa do ratinho e mostraram um morango grande para elucidar a história.


Todos participaram felizes!


No final ofereceram morangos cortados em fatias e um dos alunos que tinha reclamado dos morangos no início falou: - Nossa! Que delícia são esses morangos, adorei! Nunca mais falarei mal do morango.


Todos adoraram as atividades das professoras Simone e Silvana!!


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Soltando os bichos


Olha só o relato das professoras Joseane e Jaqueline sobre a última aula aplicada na EMEI PIMK, na turma do Pré!


Na quarta-feira , dia 25/06, fomos fazer a prática com a turma do Pré, na PIMK:  “Soltamos os bichos, por lá...”. Iniciamos com uma roda de conversa, questionando os alunos para sabermos se gostavam de bichos. Todos queriam falar ao mesmo tempo, e nos relataram que estavam num projeto sobre os bichos, que a professora tinha trazido até um sapo de verdade para colocarem a mão e conhecer ele de perto! Ah, que legal!!


No primeiro momento, falamos sobre os sons que esses  bichos fazem e as crianças puderam imitar muitos deles! Quanta diversão!


Falamos que a natureza também tem seus sons e, nesse momento,  brincamos de faz de conta.
Deitados no chão e com os olhos fechados, colocamos os sons de chuva, trovões, bichos, entre outros. Aos poucos, foram “despertando” e, então, apresentamos o instrumento pau de chuva e deixamos que cada um manuseasse. É claro que eles amaram esta parte!

Então, lançamos a ideia de que todos ali iriam virar bichos! 
 


Neste momento, distribuímos as máscaras que confeccionamos com cartolina japonesa e colocamos o DVD do grupo Palavra Cantada, com o clip da dança dos bichos. Imaginem!  Dançamos e nos divertimos muito com aquela galerinha!!!

De recompensa e agradecimento, no final, e para acalmar o corpo, entregamos um miminho (pastilhas saborosas) e deixamos as máscaras de presente. Os pequenos vibraram de alegria!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Criar e Criar, ai como é bom!!!



Neste primeiro semestre, como bolsistas de iniciação à docência, as acadêmicas Joseane de Paula e Jaqueline Ticiane Adams proporcionaram às crianças da EMEI PIMK, de Igrejinha, atividades super divertidas e criativas!

Elas elaboraram uma série de ações visando a promover a expressão artística dos pequenos!

O trabalho com música foi desenvolvido a partir da interação das crianças com instrumentos confeccionados com materiais recicláveis.

Através da atividade musical, os pequenos puderam explorar os sons, produzir música, enfim, brincar se expressando musicalmente.


As acadêmicas também criaram atividades visando a desenvolver a exploração sensorial dos bebês, por exemplo, através da brincadeira com a “caixa dos sentidos”.


O trabalho com Artes Visuais proporcionou às crianças pequenas o contato com as cores e a exploração de tintas.


Já os maiores puderam desenvolver diferentes técnicas que geraram obras de arte incríveis!


Através da participação das atividades produzidas pelas professoras Jaqueline e Joseane, as crianças tiveram a oportunidade de criar e de se expressar através de várias linguagens.

Assim, as pibidianas captaram muito bem o sentido da proposição do autor Loris Malaguzzi, quando expressa, através de poesia, que a criança é o ser das CEM Linguagens!


Parabéns, pibidianas, o trabalho de vocês está sendo maravilhoso! 


 Quem ganha com isto são as crianças, que desenvolvem suas diferentes expressões, a criatividade, as relações sociais, a cognição e o afeto, através de atividades tão lúdicas e criativas.

 

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brincando e fazendo arte




Numa folha qualquer 
Eu desenho um sol amarelo 
E com cinco ou seis retas 
É fácil fazer um castelo... 



Um menino caminha 
E caminhando chega no muro 
E ali 
logo em frente
A esperar pela gente 
O futuro está... (Aquarela, Toquinho)



Expressar sentimentos e emoções, fazer uso da imaginação e sentir a alegria de criar e ao mesmo tempo brincar com as cores. Ah! Como é bom ser criança!

A cada prática uma nova surpresa, e o encantamento neste universo infantil  remete-nos ao passado e não tem como não ser criança novamente, pois é o que elas gostam!



As professoras Beatriz e Regina aplicam as práticas e participam ativamente deste processo junto às crianças!




 O legal é misturar as cores, lambuzar-se, sorrir e ver o quanto é gostoso tudo isso!





Despertar o interesse pelas artes é fazer com que a criança utilize as mais variadas possibilidades e entre neste universo de magia podendo criar livremente.



E ouvir deste pequeno artista: - Profe olha minha obra de arte! Vem de novo outro dia para nós pintarmos? Realmente é valioso, é acreditar que fazemos a diferença!


Tudo começou com uma simples conversa sobre o que são obras de artes e ao visualizarem as obras de Romero Britto!

As crianças se encantaram com tanto colorido e tantas formas! A imaginação dos pequenos foi além, e a cada questionamento as respostas eram incríveis. 



Na imagem de um menino nadando, eles viram macaco e até leão, isso é demais, os olhinhos brilhavam visualizando todas aquelas cores e formas!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Copa e Arte: mistura perfeita!





Glauciane e Daniela, acadêmicas do PIBID da Educação Infantil, embarcaram na onda da Copa Mundial e trabalharam artes de uma forma diferente com os pequenos!


Primeiro, as crianças do pré receberam a visita do Mascote da Copa Fuleco, carregando uma mala cheinha de surpresas!



Depois, numa roda de conversas, debateram sobre a Copa e tentaram descobrir o que havia na mala!


Ah, que maravilha, quantas coisas incríveis dentro desta mala: todo mundo pôde explorar à vontade e se vestir de torcedor da Copa para torcer pelo Brasil!


Num segundo momento, as crianças descobriram que existe um artista que já retratou o futebol brasileiro em uma de suas obras.


Este artista é Mai Bavoso. Olha que tela linda chamada “Futebol”! As crianças viram uma foto do pintor e descobriram que ele mora numa cidade bem pertinho da gente!


As crianças adoraram, puderam refletir sobre as cores, comparar com as cores da bandeira do Brasil, enfim, fizeram uma apreciação bastante ativa sobre esta obra.



Depois foi o momento de elas próprias criarem suas obras de arte com as cores bem brasileiras!


Elas puderam pintar utilizando bolas de gude, esponjas e barbantes, procurando inspiração na obra apreciada.


E, finalmente, que tal um joguinho de futebol no pátio da escola??