terça-feira, 18 de abril de 2017

Formações do Pibid do início de 2017


Nossos encontros do Pibid da Pedagogia, subprojeto da Educação infantil, ocorrem sempre nas sextas-feiras à noite e são uma verdadeira festa!


Aprendizagens sobre a psicologia da criança, suas fases de desenvolvimento, atividades com conteúdos diversificados, como literatura, música, filosofia, ecopedagogia, expressão cênica, dança, jogos e brincadeiras de diversas naturezas, entre outros, são pesquisados e elaborados pelas pibidianas, para que possam analisar em conjunto e pensar nas melhores possibilidade de se atuar no ambiente escolar com propriedade e de modo bem significativo.


 Nas sextas-feiras, contamos quase sempre com a presença das supervisoras, que são coordenadoras pedagógicas nas escolas parceiras, e curtem estar conosco, interagindo através das reflexões coletivas que todas as nossas formações proporcionam.


Procuramos sempre gerar um ambiente descontraído, embora sejam momentos de profundas reflexões para as acadêmicas bolsistas, que estudam os teóricos e experimentem práticas divertidas, cooperativas e desafiadoras.
  

 Os materiais para as dinâmicas são os mais simples possíveis! Procuramos trabalhar com os objetos do entorno, com bons livros, com materiais recicláveis e, especialmente, com a movimentação corporal.


 Como se trata do Pibid da Educação Infantil, as atividades são voltadas para a faixa etária dos 0 aos 5 anos. Portanto, vocês podem imaginar como nos divertimos, encenando, contando histórias, brincando, cantando e dançando!



No entanto, tudo isto é "muito sério"! Se é pelo brincar que a criança se desenvolve, então, pesquisar os diferentes tipos de jogos e brincadeiras adequados para cada faixa etária é algo indispensável para a elaboração de nossos projetos.
  

Aliás, antes mesmo de dar início a qualquer projeto, as pibidianas sempre observam as crianças, através de diferentes instrumentos: uma expedição investigativa, um ambiente preparado com objetos diversos, através das falas espontâneas no cotidiano escolar ou pela observação do simples brincar! 


Tudo isto fornece pistas importantes sobre a zona de interesse dos pequenos!


É assim que nascem nossos projetos: a partir da observação sobre o cotidiano escolar, as acadêmicas bolsistas se utilizam de todas as teorias necessárias para gerarem práticas que visam ao desenvolvimento do raciocínio, das relações sociais, da moralidade e da expressão artística e emocional infantil.


Portanto, brincando, aprendemos um montão!!!! A melhor parte é experienciar as práticas criadas pelas acadêmicas, a fim de testar as atividades antes de levar para a sala de aula. Desse modo, podemos  aprimorar muito nossas criações. 


O prazer da convivência, as atividades variadas, a criatividade de cada encontro traz um interesse imenso, por parte das pibidianas em "fazer bonito" nas escolas! 


Logo estaremos postando por aqui todas as novidades das aplicações dos projetos deste ano! Eles estão incríveis! 


 Com vistas no desenvolvimento geral das crianças, através de atividades inovadoras e que geram criatividade, autonomia, desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e expressivo, os projetos estão cada vez melhores!


Nosso quadro de participação no Pibid ficou assim para este início de ano:


EMEI Azaleia -  Parobé
Supervisor: Josiane dos Santos Castilhos

Bolsistas de Iniciação à Docência:
 Talita Monique dos Santos
Carine F. de Almeida   
Nilza Maria Schilling 
Kelen Ariane de Moura
Francieli Cristina Panzenhagen
Deise Gecilda Trespach   
Andrea Machado  da Rosa
Beatriz Regina Martins    
Silvana Castilhos Mattarollo Pithan   
  

EMEI Alice Maciel – Taquara 
Supervisora: Magda Maria Saraiva 

Bolsistas de Iniciação à Docência:
Maria da Graça Souza
Maria Aparecida Silveira
Conceição Maria da Silva Pinheiro
Evelin Souza 
Luciane da Rosa Cruz

  
EMEI Bem Me Quer – Igrejinha
Supervisor: Angélica dos Santos Souza  

Bolsistas de Iniciação à Docência:
 Raquel Vieira Cruz
Janaína Bruna Rodrigues da Silva
Carla Matte
Fabiane Pich da Silva   
Priscila Kirsch 
Adriana da Silva Schneider


Coordenação: Doutora Patrícia Fernanda Carmem Kebach  


Tratamos nosso programa de iniciação à docência com um especial carinho e com muita seriedade! Por isso, estamos sempre buscando dar o nosso melhor, para realizar práticas inovadoras e aprender cada vez mais!


A CAPES é nossa agência de fomento, através das bolsas que são cedidas pelo Governo Federal. Esperamos que este programa tenha vida longa, pois incrementa muito nossa aprendizagem. Nossas escolas parceiras também ganham muito com isto! Mas os maiores beneficiados são as crianças, que acabam gerando um grande vínculo com nossas pibidianas e se desenvolvendo amplamente  através das atividades do Pibid!

Já estamos pensando em várias novidades para os espaços da nossas escolas parceiras!! Aguardem!
SER PIBID É AMAR A EDUCAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário