No dia 19 de abril, as pibidianas Deise e Andrea deram início à primeira prática do projeto: "Ciranda de contos e encantos'' na escola de Educação Infantil EMEI Azaleia.
Primeiramente, as pibidianas se apresentaram para as crianças e falaram sobre a ideia do projeto. Em seguida, iniciaram as práticas da seguinte forma: mostraram um livro de cantiga “DUAS FESTAS DE CIRANDA”
A CIRANDA DO SAPO-BOI
Tradições da nossa terra - Cirandas Caiçaras de Fábio Sombra e Sérgio Penna.
Vai ter festa lá no brejo
Sapo-boi mandou chamar
Roda a ciranda
E bate palma pra alegrar!
Lá na beira da lagoa,
Numa noite enluarada,
Veio o grilo, veio sapo,
Veio toda a bicharada.
As pibidianas desenvolveram este projeto a fim de resgatar brincadeiras antigas,trazendo brincadeiras de roda cantada, com músicas e fantoches.
Nesta prática, as acadêmicas bolsistas levaram vários fantoches de bichos e, conforme iam cantando, as crianças pegavam os fantoches para encenar a canção.
Todas as crianças participaram no momento da atividade e adoraram brincar com os fantoches e aprender uma nova canção!
No início, alguns deles ficaram um pouco tímidos, pois só olhavam quem estava participando. Mas, logo em seguida, foram entrando na brincadeira.
A segunda prática deste mesmo projeto foi aplicada no dia 27 de abril de 2017.
As pibidianas relembraram a primeira etapa de atividades e, após a conversação, convidaram as crianças para irem até o saguão. Sair do espaço da sala de aula e explorar novos ambientes sempre é uma festa!
As professoras propuseram, então, outra cantiga: a música do Camaleão.
Para a prática do camaleão, foram usadas tiras de pano na cintura para fazer de conta que se tratava do rabo do bicho. No meio da roda, um colega escolhia uma dança e todos imitavam e assim continuava a atividade. E com as mesmas tiras, foram feitas as fantasias do Príncipe, da Rosa e da Bruxa, para dançar, cantar e encenar a cantiga da Linda Rosa Juvenil
CAMALEÃO
Eu conheço um bichinho chamado Camaleão
Com a cabeça diz que sim
E com o rabinho diz que não
Remexe Camaleão
A LINDA ROSA JUVENIL
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio
um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei batemos palmas para o rei, para o rei
Foi muito divertido para as crianças aprenderem novas canções.
Além de musicalizarem-se, as crianças estão se expressando de várias formas através deste projeto: dança, música, artes cênicas, aprendizagem sobre as músicas folclóricas infantis, interação social, psicomotricidade e muito mais são as aprendizagens realizadas durante este projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário