segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que encontraremos na Mochila da Camila?

 As acadêmicas bolsistas Luciane e Conceição estão desenvolvendo o projeto "Musicalizando com Camila" na turma do Maternal 2 da EMEI Alice Maciel no Município de Taquara.


O projeto está sendo realizado, conforme o interesse das crianças e conta com a participaç-ao da Camila, a personagem que está presente em todos as aulas. 
 As crianças encenaram e fizeram uma apreciação ativa sobre a música "Mochila da Camila" (Jaime Vaz Brasil - CD Pandorga da Lua).
Após toda a encenação, eles queriam saber o que tinha na mochila de Camila pois sentiram um "cheiro" de merenda muito bom que saia dali!
As pibidianas passaram a mochila para que as crianças descobrissem o que era que tinha um cheiro tão bom. Assim que descobriram, puderam saborear a merenda da Camila!


Depois, as crianças puderam explorar os instrumentos musicais, que também estavam na mochila, e criar suas coreografias, enquanto escutavam a música "Mochila da Camila".

Em um outro momento, apreciando uma música da escolha da turma, decidimos brincar de estátua. 


Em seguida, a turma foi dívida em grupos, para que eles pudessem fazer a seriação e classificação dos objetos, separando-os por cores e tamanhos, mas deveriam fazer isso antes que a música terminasse.
As crianças gostaram muito da encenação da Camila e pediram para que ela fosse repetida. 
Nesse dia, as bolsistas levaram gelatina e contaram para as crianças como é importante ter uma alimentação saudável e o quanto é importante comer frutas. 
Em meio à gelatina, colocaram pedacinhos de frutas. Hummmmm, que delícia!!
Conforme escutavam a música, as crianças deveriam acertar qual fruta que estava em sua gelatina. 


Após tantas descobertas, realizaram uma roda de conversação e as crianças questionaram o porquê da Camila não ter amigos! Então, a turma foi convidada para confeccionar uma amiga para a Camila.


A boneca foi confeccionada com jornais e outros materiais recicláveis.
A turma  decidiu colocar o nome de Maria na nova boneca. 
Como tema de casa, as acadêmicas bolsistas mandaram bilhetes para que cada família confeccionasse um amigo ou objeto para que Camila pudesse brincar na escola. As famílias deveriam, também, junto às crianças, relatar a experiência.
 Mas, só conheceremos os amigos na próxima aula!

"A música está presente em todas as culturas e pode ser utilizada como fator determinante nos desenvolvimento motor,linguístico e afetivo de todos os indivíduos" ( MARTINS, 2004).

É por isso que estamos trabalhando com aulas de musicalização em meio a este lindo projeto, que as crianças estão adorando realizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário