sexta-feira, 12 de maio de 2017

Onde mora a felicidade?

No dia 20 de abril, as pibidianas Franciele, Kelen e Nilza iniciaram o projeto “Moradia: onde eu moro, mora a felicidade” na escola parceira de Educação Infantil EMEI Azaleia, na turma do Pré. 


As acadêmicas desenvolveram este projeto a fim de desenvolver nas crianças a criatividade e o conhecimento das diferentes formas de moradia, através de atividade imaginativas e lúdicas. A temática surgiu pelo mapeamento da zona de interesse das crianças.


Os pequenos precisaram relatar suas experiências no convívio familiar, relembrando aspectos de sua moradia e meio ambiente o que é uma rica fonte de estimulação da memória, na primeira infância.  


Primeiramente as pibidianas se apresentaram para a turma, questionando-os: "onde moram?", "Com quem vivem?". 


Num segundo momentos, as acadêmicas bolsistas disponibilizaram formas geométricas em folhas para cada criança montar sua casa. 


Para finalizar, as crianças montaram e pintaram uma casa de papelão, a qual denominaram de "A casa da turma". Eles adoraram as práticas e perguntam se as acadêmicas iriam retornar com novas atividades divertidas. Este foi apenas o início do projeto, argumentaram as pibidianas, para a felicidade da turma.


No dia 27 de abril foi realizada a segunda prática do projeto “Moradia: onde eu moro, mora a felicidade”. 
No primeiro momento, as acadêmicas contaram a história “O Caracol” de Mary França e Eliardo França, em forma de varal. 


Depois, realizaram questionamento sobre a histórias com os pequenos: "onde o caracol mora?", "E os outros animais moram aonde?", "Todos têm casa ou não?"
Após esta parte das atividades, foram disponibilizados diferentes tamanhos de conchas para as crianças manusearem. 


Em seguida, as pibidianas realizaram uma atividade através da qual as crianças, em grupo, modelaram com massinha de modelar uma espiral, no formato da casa do caracol sobre a mesa e, na sequência, cada criança fez o percurso do caracol soprando uma bolinha com o canudo. 


As crianças adoraram esta atividade, que trabalhou com a coordenação motora 
e o pensamento criativo.
Mas este projeto ainda não acabou! Em breve, novidades por aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário