As acadêmicas bolsistas PIBID Deise e Andrea, dando continuidade ao projeto "Ciranda de contos e encantos", estão desenvolvendo atividades lúdicas e significativas, dentre elas, muitas cirandas cantadas.
Na prática da 3° aula realizaram com as crianças algumas brincadeiras de roda.
Nesse dia, foram eleitas as cirandas "A canoa virou" e "A caminho de Viseu", que são brincadeiras de roda desafiadoras pois mobilizam as crianças a explorarem o seu próprio corpo e a realizar vários gestos corporais, o que trabalha a psicomotricidade infantil, além de se trabalhar com a expressão pela dança, a musical e a cênica.
Essas atividades foram realizadas no Carrocel da escola (espaço externo).
Nesse mesmo dia, a turma realizou uma pesquisa com as famílias, perguntando e pedindo que enviassem e compartilhassem com o(a) seu(sua) filho(a) as brincadeiras que realizavam em sua infância.
Na 4° aula retomou-se as atividades anteriores. As crianças estavam ansiosas para aprender uma nova brincadeira de roda. Dessa vez, a brincadeira foi com a ciranda "Escravos de Jó".
Durante a execução da canção, as crianças puderam exercitar a criatividade para executar diversas coreografias. Depois, aprenderam a canção "Tumbalacatumbatá" e puderam se expressar cenicamente, realizando aquilo que a letra da canção sugeria.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor pra formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário