quinta-feira, 25 de maio de 2017

Locais onde os seres vivos habitam

Dando continuidade ao projeto sobre diferentes moradias, as acadêmicas bolsistas Franciele, Kelen e Nilza, num primeiro momento, convidaram os alunos para realizar um passeio nos arredores da escola, para verem diferentes moradias. Depois de retornarem à escola, questionaram os alunos sobre as diferentes moradias que observaram no passeio.
Os alunos puderam observar casas de concreto, madeira, de dois andares ou não, e neste diálogo sobre as observações do passeio, narraram para as acadêmicas suas próprias observações.

  
No seguimento das atividades, assistiram um vídeo sobre a casa do índio, chamada de oca. Neste documentário, puderam conhecer onde e como os indígenas vivem e como suas casas são confeccionadas.
Os pequenos se surpreenderam como a oca dos índios é diferente das casas deles! 


Logo após, as crianças foram reunidas numa mesa com papel pardo para confeccionar a oca, representando a casa do índio.


 A mesa foi coberta com TNT para demonstrar a oca.
As crianças, muito curiosas, questionaram por que a oca não tem portas e janelas e adoraram este espaço para brincar!


  Para continuar dentro da temática, que tanta curiosidade despertou, as acadêmicas realizaram, em um espaço externo e coberto, a brincadeira “Indiozinho sai da toca”, representando a oca em forma de círculos.
Os alunos desenvolveram grande interesse pela atividade, pois, na primeira infância, atividades que tenham a ver com movimentação corporal sempre geram alegria. A criança, afinal, desenvolve-se amplamente através de atividades que envolvam físicas.


 Na semana seguinte, primeiramente, em sala de aula, as pibidianas reuniram os alunos para uma atividade que seria no pátio da escola: encontrar e observar um formigueiro, verificar onde a formiga mora e como é a sua casa.


Os alunos ficaram surpresos com o formigueiro! Este olhar investigativo é importante para que as crianças aprendam. A pesquisa, portanto, deve ter início já na pré-escola.


  Realizada a observação do formigueiro, todos retornaram para sala e foram organizados em dois grupos para construir a casa da formiga. Para esta atividade, as acadêmicas bolsistas forneceram argila e, assim, as crianças puderam criar suas obras de arte!
Desenvolveram a atividade com muita habilidade, criatividade e alegria, pois adoraram a experiência de lidar com argila.

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