Dando continuidade ao projeto sobre diferentes moradias, as acadêmicas bolsistas Franciele, Kelen e Nilza, num primeiro
momento, convidaram os alunos para realizar um passeio nos arredores
da escola, para verem diferentes moradias. Depois de retornarem à escola,
questionaram os alunos sobre as diferentes moradias que observaram no
passeio.
Os alunos puderam observar casas de concreto, madeira, de
dois andares ou não, e neste diálogo sobre as observações do passeio, narraram para as acadêmicas suas próprias observações.
No seguimento das atividades, assistiram um vídeo sobre a casa do índio, chamada de oca. Neste documentário, puderam conhecer onde e como os indígenas vivem e como suas casas são confeccionadas.
Os pequenos
se surpreenderam como a oca dos índios é diferente das casas deles!
Logo após, as crianças foram reunidas numa mesa com papel pardo para confeccionar
a oca, representando a casa do índio.
As crianças, muito curiosas, questionaram
por que a oca não tem portas e janelas e adoraram este espaço para brincar!
Os alunos
desenvolveram grande interesse pela atividade, pois, na primeira infância, atividades que tenham a ver com movimentação corporal sempre geram alegria. A criança, afinal, desenvolve-se amplamente através de atividades que envolvam físicas.
Os alunos ficaram surpresos
com o formigueiro! Este olhar investigativo é importante para que as crianças aprendam. A pesquisa, portanto, deve ter início já na pré-escola.
Desenvolveram
a atividade com muita habilidade, criatividade e alegria, pois adoraram a experiência de lidar com argila.
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