quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Projeto "Pedacinho do Céu"

As acadêmicas bolsistas Adriana e Luciane desenvolveram o projeto “Pedacinho do Céu” na turma do Pré I-B da Escola Alice Maciel.
Elas mapearam a turma através das brincadeiras livres para perceber sua zona de interesse.


As crianças mostravam-se bastante interesse pelo céu, pois, enquanto brincavam, observavam os aviões e as nuvens. A partir disso, realizou-se um passeio com a turma para que eles pudessem observar o céu. Em seguida, as crianças desenharam o que haviam visto e o que se pode encontrar no céu em um cartaz que foi exposto na escola.
As atividades eram realizadas conforme as curiosidades das crianças. Ao final de cada aula, as acadêmicas sentavam com as crianças para conversar sobre o que eles gostariam de aprender e a turma decidia o próximo assunto na semana seguinte. Assim, as bolsistas realizavam as atividades conforme o interesse demostrado a cada aula. As bolsistas pintaram, no pátio da escola, uma amarelinha na qual havia o céu e a terra e disponibilizaram vários objetos misturados, cujas crianças deveriam fazer a classificação.

 

Durante o projeto, assistiram o desenho Show da Luna e aprenderam que as estrelas são redondas. As crianças, então, demostraram através da massinha de modelar como realmente são as estrelas e, na folha de ofício, na forma tradicional, com cinco pontas. Depois, cada aluno recortou de sua maneira sua estrela.

 

A turma descobriu que a terra gira em torno do sol e, para tornar os momentos mais lúdicos e significativos, as acadêmicas bolsistas fizeram com que as crianças participassem desse momento, sendo protagonistas, encenando o sol e a lua, aprendendo uma cantiga de roda e desenvolvendo a coordenação motora, musicalizando-se e agindo de modo cooperativo.

 

Para Parolim “tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo”. Portanto, sabemos que a participação da família é fundamental no desenvolvimento das crianças. Por isso, pedimos que cada família confeccionasse um objeto para que pudessem representar o céu.

 

Para a culminância do projeto, as bolsistas acadêmicas prepararam um espaço no pátio da escola que seria o céu de noite. Havia estrelas pontudas e redondas, a lua estava lá e também haviam os cantos dos passarinhos. Antes das crianças entrarem na casinha, elas realizaram as tarefas que mais tinham gostado durante o projeto e confeccionaram um binóculo reciclável para apreciar o céu. Depois disso, as crianças puderam observar o céu com um binóculo de verdade...

 

Foi linda a interação com o material confeccionado por cada família, cujas acadêmicas disponibilizaram dentro da casinha toda escurecida para representar a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário