domingo, 1 de outubro de 2017

Bebês em contato com a natureza



O projeto “Vivenciando a Natureza” surgiu a partir das observações em uma turma de Berçário II da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha.  



As acadêmicas bolsistas Adriana e Priscila observaram o interesse das crianças por elementos naturais e sentiram a necessidade de fazer com que elas se aproximassem da natureza, a fim de poder conhecê-la e desenvolver seus diversos campos de experiência,  ampliando seus conhecimentos sobre o mundo. 


Assim, as acadêmicas bolsistas desenvolveram este projeto, proporcionando novas aprendizagens e vivências, através da ludicidade, de elementos naturais e procurando acionar a imaginação e criatividade infantil.

 

 O objetivo do projeto foi propiciar práticas significativas, através das quais as crianças tivessem a oportunidade de interagir com os elementos naturais, incentivando-se a descoberta de novas sensações.

. 

As acadêmicas utilizaram elementos naturais (pedra, folhas, areia, gravetos) e outros objetos (potes, colheres, panelas, peneiras, chás), oportunizando a vivência das crianças em práticas que promoveram o conhecimento de si e do mundo por meio de experiências que possibilitaram a coordenação motora ampla e fina, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos dos colegas.

 

Os pequenos adoraram a ideia de tantas novidades.

 

É evidente que não se adquire conhecimentos apenas com os educadores: na perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky (2016), a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço, mas o educador é o grande orquestrador de todo o processo.

 

Muitos conhecimentos, por parte das crianças, foram construídos durante a aplicação deste lindo projeto.

 

Crianças que desde a primeira infância aprendem mais sobre a natureza e a importância de respeitá-la e valorizá-la serão adultos que possuirão condutas sustentáveis, algo urgente para a preservação de nosso planeta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário