O projeto “Vivenciando a Natureza” surgiu a partir das observações em
uma turma de Berçário II da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha.
As
acadêmicas bolsistas Adriana e Priscila observaram o interesse das crianças
por elementos naturais e sentiram a necessidade de fazer com que elas se
aproximassem da natureza, a fim de poder conhecê-la e desenvolver seus diversos
campos de experiência, ampliando seus conhecimentos
sobre o mundo.
Assim, as acadêmicas bolsistas desenvolveram este projeto,
proporcionando novas aprendizagens e vivências, através da ludicidade, de
elementos naturais e procurando acionar a imaginação e criatividade infantil.
O objetivo do projeto foi
propiciar práticas significativas, através das quais as crianças tivessem a
oportunidade de interagir com os elementos naturais, incentivando-se a descoberta
de novas sensações.
As acadêmicas utilizaram elementos naturais (pedra, folhas, areia, gravetos) e
outros objetos (potes, colheres, panelas, peneiras, chás), oportunizando a
vivência das crianças em práticas que promoveram o conhecimento de si e do
mundo por meio de experiências que possibilitaram a coordenação motora ampla e
fina, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos dos
colegas.
Os pequenos adoraram a ideia de tantas novidades.
É evidente que não se adquire conhecimentos apenas com os educadores: na
perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky (2016), a
aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre
alunos podem e devem ter espaço, mas o educador é o grande orquestrador de todo
o processo.
Muitos conhecimentos, por parte das crianças, foram construídos durante
a aplicação deste lindo projeto.
Crianças que desde a primeira infância aprendem mais sobre a natureza e
a importância de respeitá-la e valorizá-la serão adultos que possuirão condutas
sustentáveis, algo urgente para a preservação de nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário