terça-feira, 24 de outubro de 2017

Cores e formas: as descobertas sobre a própria identidade!



Dando continuidade no Projeto “Cores e formas, descobrindo a minha Identidade”, os Bebês desfrutaram de atividades prazerosas que instigaram e promoveram grandes descobertas.


Na realização da 3° prática, as acadêmicas bolsistas apresentaram para as crianças a música "Pulguinha" do Grupo Palavra Cantada, dramatizando-a de forma lúdica com luvas de lã nas mãos, fingindo ser a pulguinha. Assim, elas cantaram, juntamente com as crianças, a música que cita várias partes do corpo e foram incentivados as crianças a procurar a parte cantada.
Desse modo, realizaram a atividade sucessivamente com cada criança, deixando o grande grupo interagir com outras músicas e balões coloridos, enquanto elas brincavam individualmente com cada bebê.

 

Na realização da 4° Prática tiraram fotos individuais das crianças e, em uma folha de ofício, carimbaram os dedos dos pequenos com tinta. Com esta proposta, visaram à criação de um documento de identidade e também um bilhete para mandar para casa, pedindo para os pais relatarem e anotarem a história do nome de seus filhos (Como foi escolhido? Porque foi eleito?), e também o nome da mãe e do pai. Com esta proposta, criaram o documento de identidade.

 

Na 5° Prática recepcionaram as crianças em roda, realizando uma hora do conto com a história "Um tanto perdida" de Chris Haughton. Nessa história, a corujinha procura sua mamãe pela aparência e, no decorrer da história, aparecem diversos animais que diferem em sua aparência, até que a corujinha, finalmente, identifica sua mãe. Os alunos foram questionados sobre a sua aparência, lembrando-se de como são os seus pais, e se são parecidos com eles, e foram incentivados a perceber que todos somos diferentes. Cantaram a música da coruja, variando o parâmetro altura, procurando realizá-la uma vez de modo grave e outra vez de modo agudo, na tentativa de brincar com as crianças, ao mesmo tempo em que elas se musicalizavam:
"No meio da floresta morava uma coruja
E nas noites de lua ouvia o seu cantar
Tuiu, tuiu, tuiuiuitu
Tuiu, tuiu, tuiuiuitu"


E como culminância do Projeto “Cores e Formas, descobrindo a minha Identidade “, na 6° prática, assistiu-se um vídeo com os melhores momentos da realização do projeto.
As acadêmicas perceberam grande satisfação na realização do projeto, e isto ficou explícito na apresentação do vídeo, cujas crianças reconheciam-se apontando e falando o nome dos colegas, demonstrando grande evolução no que diz respeito à construção de sua identidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário