sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O elemento ar...



As Pibidianas Franciele, Kelen e Nilza estão em pleno desenvolvimento com o  projeto “Um mundo a descobrir: brincando com os quatro elementos da natureza” na turma do Maternal Ӏ da EMEI Azaléia.



Iniciaram as atividades convidando os pequenos para irem ao pátio da escola. Lá elas disponibilizaram cata-ventos, confeccionados na aula anterior, para as crianças brincarem e manusearem livremente. Eles adoraram!!! Era nítido que as crianças estavam se divertindo na construção de aprendizagens.

 

As atividades que ocorrem no pátio da escola são repletas de aprendizagens. Elas não são apenas relativas à aprendizagem sobre meio ambiente, mas contemplam diversos campos de experiência e as crianças adoram estar ao ar livre.

 

Depois de brincarem com os cata-ventos, as acadêmicas bolsistas disponibilizaram vários instrumentos de sopro, como: flautas e diferentes apitos. Assim, os pequenos criaram paisagens sonoras de ventanias através dos instrumentos. Em seguida, os alunos voltaram para a sala.

 

Para finalizar as atividades do dia, as pibidianas realizaram uma contação de história intitulada: “De que cor é o vento?”, de Anne Herbauts. A história desperta uma série de sonoridades, que foram realizadas pelas acadêmicas e pelas crianças. Os pequenos adoraram e deram muitas gargalhadas!

 

No outro encontro, as pibidianas disponibilizaram caixas de papelão e tinta para as crianças pintarem. Depois, os pequenos foram convidados para irem ao pátio, onde exploraram as caixas e brincaram de avião. Em seguida, foram disponibilizados paus de fitas e plumas. 


Primeiramente os alunos os manusearam livremente, após foram instigados a detectar em qual sentido o vento estava assoprando. O pequenos mais que depressa responderam:      - Ele vem lá do centro da cidade! – Lá de muito longe!
 “Colocar as crianças na natureza significa apostar e valorizar os momentos em defesa da diversidade cultural. A criança precisa brincar na terra, correr atrás dos bichinhos, elas são pesquisadoras e os professores, devem acompanhá-las” (TIRIBA).


A escola precisa garantir bons encontros, especialmente aqueles de aproximação com a natureza, para proporcionar aprendizagens significativas na criação do ser pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário