As Pibidianas
Franciele, Kelen e Nilza estão em pleno desenvolvimento com o projeto “Um
mundo a descobrir: brincando com os quatro elementos da natureza” na turma do Maternal
Ӏ da EMEI Azaléia.
Iniciaram as
atividades convidando os pequenos para irem ao pátio da escola. Lá elas
disponibilizaram cata-ventos, confeccionados na aula anterior, para as
crianças brincarem e manusearem livremente. Eles adoraram!!! Era nítido que as
crianças estavam se divertindo na construção de aprendizagens.
As atividades
que ocorrem no pátio da escola são repletas de aprendizagens. Elas não são
apenas relativas à aprendizagem sobre meio ambiente, mas contemplam diversos
campos de experiência e as crianças adoram estar ao ar livre.
Depois de
brincarem com os cata-ventos, as acadêmicas bolsistas disponibilizaram vários
instrumentos de sopro, como: flautas e diferentes apitos. Assim, os pequenos
criaram paisagens sonoras de ventanias através dos instrumentos. Em seguida, os
alunos voltaram para a sala.
Para finalizar
as atividades do dia, as pibidianas realizaram uma contação de história
intitulada: “De que cor é o vento?”, de Anne Herbauts. A história desperta uma
série de sonoridades, que foram realizadas pelas acadêmicas e pelas crianças.
Os pequenos adoraram e deram muitas gargalhadas!
No outro
encontro, as pibidianas disponibilizaram caixas de papelão e tinta para as
crianças pintarem. Depois, os pequenos foram convidados para irem ao pátio,
onde exploraram as caixas e brincaram de avião. Em seguida, foram
disponibilizados paus de fitas e plumas.
Primeiramente os alunos os manusearam
livremente, após foram instigados a detectar em qual sentido o vento estava
assoprando. O pequenos mais que depressa
responderam: - Ele vem lá do centro da cidade! –
Lá de muito longe!
“Colocar as
crianças na natureza significa apostar e valorizar os momentos em defesa da
diversidade cultural. A criança precisa brincar na terra, correr atrás dos
bichinhos, elas são pesquisadoras e os professores, devem acompanhá-las”
(TIRIBA).
A escola
precisa garantir bons encontros, especialmente aqueles de aproximação com a
natureza, para proporcionar aprendizagens significativas na criação do ser
pesquisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário