quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Oficina de musicalização no PIBID


No dia 20 de outubro, as pedagogas Angélica Souza e Patrícia Fusiger ministraram a oficina “A criança no mundo da música: dos 0 os 6 anos” para as acadêmicas da Pedagogia bolsistas do programa PIBID - Educação Infantil.



A música é, entre as formas de expressão humana, uma das mais completas, pois nela e através dela, é que o ser humano, independente de idade, cultura, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções sobre si mesmo e sobre o mundo.

 

A música faz parte do universo do ser humano quando ele ainda está no útero materno, ou seja, o envolvimento da criança com o universo sonoro começa antes mesmo de seu nascimento. Na fase intrauterina, os bebês convivem com um ambiente repleto de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e outros.


A voz da mãe e demais sons vindos do ambiente externo acaba constituindo material sonoro para eles. Desta forma, a música e seus diferentes sons e ritmos farão parte do seu desenvolvimento.

 

Os bebês e as crianças interagem constantemente com o ambiente sonoro que as envolve. Sendo assim, seus processos de musicalização começam por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo a própria música.

 

A música no contexto da Educação Infantil é fundamental para o processo de construção do conhecimento musical das crianças, pois possibilita que elas possam experimentar, improvisar, inventar.

 

Faz-se necessário respeitar a forma pela qual a criança constrói este conhecimento e compreender como se dá este processo de maneira clara, para que se possa oferecer situações adequadas ao desenvolvimento infantil através de materiais, espaços, e intervenções que permitam que a criança vivencie a música de forma espontânea, ativa e de acordo com a faixa etária de seu desenvolvimento.

 


O PIBID FACCAT agradece imensamente às oficineiras por proporcionarem momentos lindos e cheios de aprendizagem para cada uma das acadêmicas que participaram desta bela formação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário