segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Todas as cores do arco íris



Com entusiasmo e dinamismo, as pibidianas Beatriz e Silvana, desenvolveram o projeto "As cores que falam" na EMEI Azaleia, com a turma do Maternal MIID.
Através de condutas lúdicas a expressão artística, os alunos descobriram que as cores do arco íris têm um grande significado, pois estão em tudo o que existe entre nós. 

 

As acadêmicas bolsistas iniciaram o projeto com um livro de história bem ilustrado (“Bom dia todas, as cores!”, de autoria de Ruth Rocha). 

 

Esta contação  despertou o interesse deles pela leitura e as atividades no decorrer do projeto.


Outra história contada foi a do “Camaleão” e, novamente, houve a abordagem de várias cores e a demonstração de figura das cores do arco íris.

 

As crianças receberam uma caixa com uma surpresa, contendo pedacinhos de E.V.A. colorido e picado para, juntos, formarem um lindo arco íris sobre uma cartolina. 


As acadêmicas explicaram que a cor vermelha significa amor e coragem; o laranja, prosperidade e comunicação; o amarelo, alegria e luz; o verde, esperança e paz; o azul, calma e harmonia; e o roxo é a cor da espiritualidade.


Na sequência das práticas, os alunos brincaram de tiro ao alvo com bolinhas coloridas, rolando-as no chão até acertar na entrada de caixas pintadas com as cores do arco íris (conforme a cor da bolinha, a criança teria que acertar a abertura da caixa com a mesma cor). 

 

Os alunos se surpreenderam com a técnica do cordão pintado! Usaram a criatividade para pintar um cordão de 30cm, todo colorido. Em seguida, deveriam colocar sobre um lado de uma folha de ofício, dobrá-la e puxar o cordão.
Descobriram várias formas e diferentes cores com as misturas de tintas. 


Com prendedores de roupas coloridos, brincaram da corrida do prendedor (o grupo que pegasse todos os prendedores, de acordo com as cores, e prendesse na roupa do colega de trás primeiro seria o vencedor).

 

Através de uma caminhada pela escola, todos identificaram as cores existentes ao seu redor. Depois, desenharam e pintaram o que viram,  usando giz de cera.
Mas, as crianças gostaram mesmo foi das cores do arco íris.

 

A quarta prática foi realizada com o jogo de caixinhas e tampinhas coloridas. Após conhecerem e manusearem os objetos, eles teriam que encaixar os mesmos de acordo com as cores e tamanhos, colocando um dentro do outro. Depois de tantas brincadeiras, os alunos deram puderam relaxar, assistindo o desenho "Procurando o Nemo", cujos personagens apresentam muitas cores!

 

Finalizando o projeto, os alunos aprenderam as cores primárias e secundárias, colocando tintas dentro de garrafinhas de água mineral com água e movimentando para ver as cores que se formavam. Em seguida, todos se divertiram e criaram a sua coreografia, dançando com a música "Aquarela", de Toquinho, movimentando tiras de papel crepom coloridas e formando um lindo arco íris.


E assim, um mundo de cores foi descoberto pelas crianças, que aprenderam muito com este lindo projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário