sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Projeto “Há flores em tudo o que vejo”

Após realizarem um mapeamento para descobrir a zona de interesse das crianças, as acadêmicas bolsistas do programa PIBID Fabiane, Janaína e Tainá aplicaram o projeto “Há flores em tudo o que vejo”. O projeto foi aplicado com a turma do Jardim da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha. Iniciou no mês de junho com término na segunda semana setembro. Após observarem o grande interesse e curiosidade da turma pela natureza e em descobrir mais sobre seus elementos, surgiu a ideia de criar o projeto sobre flores, a partir da análise de algumas fotos que as crianças haviam fotografado após um passeio feito pelo bairro com o professor titular da sala.


Foi um projeto de grandes aprendizagens, pois as  pibidianas conseguiram, através deste, a participação ativa das crianças que interagiram com a natureza, realizando atividades em espaços naturais da escola. Isso pôde fortalecer aspectos como responsabilidade, cooperação, interação, socialização, aperfeiçoando a coordenação motora, pois, em alguns momentos, realizaram-se práticas de musicalização de diferentes formas.


Na primeira aula, as crianças assistiram a seu próprio vídeo feito no passeio pelo bairro. Nesse momento, as acadêmicas bolsistas questionaram as crianças sobre suas maiores curiosidades sobre aquilo que investigaram no bairro. Após, confeccionaram com a turma cartazes, nos quais havia registros de desenhos e frases feitas pelas crianças e que ficaram expostos na escola. No final do encontro foi apresentada para a turma a flor Bem Me Quer, pois, ela dá nome à escola, fazendo-se questionamentos às crianças se já conheciam a flor. Em seguida, realizou-se a saída para o espaço externo da escola para plantar a flor.


Na segunda aula, as acadêmicas levaram à sala uma flor branca, com a qual fizeram uma experiência expositiva, visando a conscientizar os pequenos sobre a importância com os cuidados que devemos ter com as flores. Na experiência, colocou-se a flor branca dentro de um vaso transparente, com alguns pingos de corante artificial. Ela ficou exposta na sala durante a semana para que as crianças pudessem observar as transformações na flor. Em outro momento, as pibidianas criaram com as crianças um calendário que ficou exposto na sala todos os dias durante a aplicação do projeto. A cada encontro eram sorteadas 5 (cinco) crianças que ficariam responsáveis por regar o jardim juntamente com o professor da turma.


Na terceira aula, as acadêmicas elaboraram um cartaz com as partes da flor para que, em pequenos grupos, as crianças tentassem montá-la, com o intuito de rever a importância de cada parte de uma flor. Depois, aprenderam a música “O cravo e a rosa”, que foi encenada em pequenos grupos pelas crianças posteriormente. Elas puderam também ilustrar esta canção e, no término da atividade, todos os desenhos foram expostos na escola. Ao final desse encontro, dirigiram-se ao pátio para plantar uma muda de rosa e uma muda de cravo, cujas acadêmicas bolsistas haviam levado para enfeitar ainda mais o jardim da escola.


Na quarta aula, as acadêmicas realizaram nova expedição investigativa para observar no bairro as flores, os campo e as árvores. É claro que, neste momento, as crianças já olharam o entorno com olhos diferentes! No retorno para a escola, criaram um desenho sobre o passeio e combinou-se de cada um trazer uma flor para plantar na semana seguinte no jardim da escola.
Na quinta aula, as pibidianas contaram a história “Íris, uma linda flor”, enfatizando sempre a importância e os cuidados que devemos ter com a natureza. A história foi contada através de palitoches, em uma caixa, com a participação das crianças. No final da aula todos foram plantar as mudinhas de flor que haviam trazido.


Na sexta aula, as acadêmicas contaram a história “Um girassol solitário” de Sandra Diniz Costa. Aguçando a curiosidade das crianças, disponibilizaram fantasias e objetos para a interpretação da mesma. Em outro momento, trouxeram também sementes de girassol e lupas para que as crianças pudessem observar a terra onde iriam plantar. Essa postura investigativa, portanto, permeou toda a realização do projeto. No final do encontro, dividiu-se a turma em três grupos, que responderam a  charadinhas envolvendo a temática proposta no projeto.


Na penúltima aula, as acadêmicas apresentaram um teatro da música “A linda rosa juvenil”, disponibilizando fantoches, palitoches, máscaras, um cenário e adereços par a interação das crianças. Depois, as crianças criaram livremente suas próprias histórias, contando-as para a turma, usando os materiais disponíveis. As crianças  também confeccionaram o personagem que mais gostaram na música, com vários matérias recicláveis e coloridos.



Na última aula, as acadêmicas, para encerrar o projeto na turma do Jardim, realizaram um passeio ao Campus da Faccat na “Escola Ambiente”, que dispõe de ambientes interativos, com jardim,  flores, plantas e um caminho sensorial. Um dos responsáveis pelo espaço, Professor Liceo Piovesan, dedicou-se em mostrar o espaço para as crianças, abrindo mais oportunidades para o conhecimento e  sanar curiosidades em relação aos detalhes dos cuidados com a natureza, botânica, plantio, etc. As crianças levaram caixas de leite recortadas pela metade e, lá na Faccat, o professor doou para cada criança e professores mudas de chás que foram plantadas nessas caixinhas e presenteadas a cada um. No final do encontro, a culminância se deu através de um piquenique no gramado do Campus! Quantos momentos felizes e de aprendizagem!

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