sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O ar e a água...

A Pibidiana Franciele está proporcionando atividades significativas para os pequenos da turma do Maternal Ӏ da EMEI Azaléia com o projeto “Um mundo a descobrir: brincando com os quatro elementos da natureza”. Iniciou as atividades disponibilizando vários materiais como: plumas, penas, purpurinas, lantejoulas, etc. para a confecção de asas. Em seguida, as crianças foram convidadas para irem ao pátio da escola para explorarem e brincarem com as asas confeccionadas.  Depois, a pibidiana proporcionou várias bolhas de sabão gigantes para o divertimento dos pequenos. Com essas atividades, o que estava em jogo era o elemento ar e as crianças foram questionadas sobre isto.


“A satisfação da criança ao brincar é a de perceber-se como ser humano. Quem nunca brincou de bolha de sabão? A criança enquanto brinca dispensa o tempo do relógio. Nós, educadores, devemos refletir sobre o tempo das infâncias, que não é o tempo do relógio” (LAMEIRÃO, 2005).
Nós educadores precisamos ter esse olhar sensível sobre nossas crianças, perceber o tempo das crianças e que não é o mesmo que o nosso. Cada criança faz a sua construção de aprendizagens em determinado tempo.

 

Para encerrar as atividades, a turma foi convidada para ir ao pátio brincar e explorar balões livremente, visando a analisar como eles são leves e ficam suspensos no ar. Foi notório no olhar das crianças que eles estão adorando esse projeto.


No encontro seguinte com a turminha, a acadêmica bolsista Franciele iniciou as atividades questionando as crianças sobre o elemento água: onde a encontramos? Qual a diferença entre água quente e gelada? Qual a importância da água? E da chuva? As respostas foram inúmeras, como: É Papai do Céu que manda a água pra nós! – Ela vem do mar! – Ela vem das crianças que choram muito! Entre outras hipóteses muito criativas dos pequenos.
Em seguida, a acadêmica bolsista disponibilizou instrumentos e objetos que produzem os sons da água, como: paus de chuva, colares de sementes e concha. Os pequenos prestaram bastante atenção nos sons que os instrumentos produziram. Depois, puderem eles próprios explorar estes materiais. Foi um momento de encantamento...
“A criança precisa de novos espaços, novos objetos, imagens e sons para aprender novas formas e múltiplos olhares. Necessita, sobretudo, de abordagens lúdicas em que o brincar mistura-se com o apropriar, aprender e relacionar-se com o outro e com o entorno” (STRAPAZZON, PILLOTTO, 2015)

 

Também se disponibilizou aos pequenos uma bacia com água. Nela, as crianças batucaram sobre a água para experienciar a sensação do contato com a água e explorar os sons emitidos por ela. Foi uma festa para as crianças realizarem esta atividade! Para encerrar, as crianças foram divididas em dois grupos: uns foram as sementes, utilizando os balões para representá-las, e o outro grupo foi o vento, que foi representado com paus de fitas.  Interpretaram e dançaram a música “As sementes” de Beto Herrmann.

“Faz de conta que você é uma sementinha
Bem quietinha, deitadinha pelo chão
e agora uma nuvenzinha vai chegar e
chegando perto ela vai te molhar
De repente, vai ficando quente, muito quente
é o sol que chega e a nuvem diz, tchau!
E a sementinha vai crescendo sem parar
numa arvorezinha ela vai se transformar.
E agora enche a mãozinha de sementes
muita atenção pra brincadeira começar
Cante bem bonita a canção da sementinha
e no finalzinho jogue todas para o ar.
Fiz de conta que eu era
uma árvore da floresta
de repente, veio o vento
e soprou a semente que voou, vooo...”


Brincar com elementos da natureza é algo que contribui para o desenvolvimento geral das crianças. Portanto, este projeto serviu para ampliar as experiências das crianças com a natureza e para que construíssem muitos conhecimentos através da livre expressão em atividades divertidas e muito significativas.

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