quarta-feira, 28 de maio de 2014

Aprendendo sobre os instrumentos e se expressando musicalmente!


Tatiana e Tauna resolveram ensinar um pouco sobre música para os pequeninos do Maternal 1 da EMEI Azaleia. 


Primeiro, elas mostraram a eles algumas imagens de instrumentos musicais. Depois, uma grande festa começou!


As professoras cantaram com as crianças, primeiro sem instrumentos e, em seguida, com os que os próprios pais confeccionaram com eles na semana anterior.


As crianças puderam criar seu próprio ritmo e cantar as músicas que eles mais gostavam! As professoras incentivaram, portanto, a criatividade e as expressões autênticas das crianças em termos musicais!



 Ah, que turma divertida!!!! Vamos musicalizar este mundão!!!

 

O meu, o teu, o nosso pé!!


Lisandra Hack fez mais um lindo trabalho com a turminha dos pequeninos da EMEI PIMK!


Primeiro, ela contou a história "Como é bonito o pé do Igor". Olha a turma muito atenta ouvindo a história!!! Depois, a brincadeira foi dançar ao som de várias músicas com a palavra pé! Não poderia faltar, é claro, a canção "Pé com Pé" do Grupo Palavra Cantada!

  
E que tal uma massagem de pé com pé?? Ai que delícia!!! Os pés também podem sentir as sensações que o tapete oferece! 


E para terminar as sensações nos pés, que tal lavá-los na água, com espuma de banho? Ui, que gostoso!! A turminha foi super participativa e adorou todas as dinâmicas da professora Lisandra.



A professora conta que  "No rosto deles era bem visível a vontade de colocar os pés lá dentro da bacia. No tapete, algumas crianças desviavam de alguns materiais. Mas teve também aqueles que queriam ficar repetindo o trajeto por várias vezes!". Pura diversão e aprendizagem!

Pibidianos da FACCAT aprendendo português: "Problemas gerais da língua culta"


No dia 20/05, as professoras Liane Müller e Luciane  Raupp, a convite do NAP e da Coordenação do Pibid,  realizaram uma formação inicial com os acadêmicos das
licenciaturas e com os pibidianos de Pedagogia, Letras,  Matemática e História sobre problemas gerais da  adequação da expressão oral e escrita ao ambiente
acadêmico.


Nesse encontro, as professoras tiveram a  colaboração dos pibidianos de Letras, que contribuíram  com a encenação de esquetes sobre esses problemas.


Ao  final do encontro, os participantes redigiram um pequeno  texto, que servirá de diagnóstico para as próximas  formações, cujas pautas serão alicerçadas na análise
que as professoras farão desse material.


O objetivo desses  encontros é o de promover o aperfeiçoamento da expressão  oral e escrita dos licenciandos.


sábado, 24 de maio de 2014

Tudo começou pelos sons dos animais...


Silvana Pithan e Simone Pletsch andaram aplicando seus planejamento de aula com a turma do berçário da EMEI PIMK.


E pelo que se pode ver nestas lindas imagens, a aula foi muito divertida!!! Olha a atenção dos pequeninos durante a contação de história com fantoches!



Silvana fez a seguinte avaliação sobre a aula: 



"A aplicação do nosso plano com o tema 'Os Sons dos Animais' foi maravilhosa!
Os alunos corresponderam com muito entusiasmo à história do livro que tinha texturas e também fazia os sons dos animais. Colocavam as mãos para sentirem as texturas do rabo do leão, do cavalo  e da vaca. Adoraram quando usamos os fantoches dos animais e convidamos eles para vestirem os fantoches e reproduzirem os sons novamente. Foi uma experiência gratificante, demonstrando que estamos no caminho certo!"



Mas Silvana e Simone não ficaram somente na contação de história! Criaram desafios para a criançada pular, dançar, brincar, usar o equilíbrio corporal, rolar, dar cambalhota e tudo o que é divertido de se fazer usando o corpo quando se é pequeno!


Especialmente na Educação Infantil, a movimentação corporal é essencial para a construção de conhecimento. É através do movimento no espaço e no tempo que a criança vai construindo suas hipóteses sobre o universo a seu redor. 


As professoras, é claro, dão sua forcinha, além de brincar com as crianças, desafiando as investidas durante os desafios e orientando as atividades!



Aproveitar os espaços internos e externos da Escola e todos os materiais disponíveis, de modo criativo, é algo que só se pode fazer através de um bom planejamento das aulas.


 


Silvana conta ainda que "Para finalizar o plano, brincamos com balões e bolhas de sabão. Adorei a experiência!!"

 

 As imagens falam mais do que as palavras, não é mesmo, pessoal? Olha o envolvimento da criançada!!!