sábado, 30 de abril de 2016

Ter amigos é algo muito especial!!!

E foi com uma recepção calorosa que as acadêmicas bolsistas Andrea e Evandra foram recebidas pela turma do pré A da Escola  Emei Azaleia, para mais uma bela prática do Projeto ''Amizade”.


  No segundo dia de aplicação deste projeto, as pibidianas iniciaram contando a história ''Uma Nova Amizade: o Diário”, com a participação das crianças!



Depois, a segunda tarefa foi bem artística: baseadas na obra “A Amizade”, de Romero Britto, as crianças retratam, com desenhos, a si próprias com seu (sua) melhor amigo(a).


Na continuação, brincaram de “Quem será esse amigo?”. A professora escolheu um amigo e pediu para ele olhar todos em volta com atenção. Em seguida, a professora o vendou, e escolheu outro colega para ir à frente da criança vendada, que deveria adivinhar, através do toque das mãos, quem era o(a) amigo(a) que tinha diante de si. A brincadeira se realizou com a participação ativa de todos!


No final, conversaram coletivamente, realizando combinações para o próximo encontro, com proposta de outras brincadeiras e atividades.



As acadêmicas relatam que o entusiasmo das crianças as deixa ainda mais motivadas para a continuação da aplicação das atividades do projeto!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Um circuito diferente!

Este projeto sobre motricidade está muito legal!
 Dando continuidade às atividades do projeto, as pibidianas Elisane, Beatriz e Silvana realizaram uma roda de conversa com a garotada, para questioná-los sobre as atividades da aula anterior.
Qual foi a história que foi contada?
Quais os personagens que apareceram na história?
O que aconteceu com o lobo e a ovelha no final?


 Em seguida, apresentaram o túnel que a ovelha da história percorreu ao retornar para casa.


Nesse momento, os alunos representaram a ovelha e o lobo. Um de cada vez passou pelo túnel e depois nadou  pelo rio imaginário que fazia parte do circuito criado pelas acadêmicas bolsistas.


Ao saírem do rio, todos receberam uma folha de jornal para preparar a comida do lobo (uma bucha de papel), momento em que brincaram de “tiro ao alvo”, acertando a comida na boca do lobo.



Para finalizar, aconteceu a brincadeira da ovelha que sai da toca! Quanta alegria e disposição da garotada para realizar todas as atividades!!

terça-feira, 26 de abril de 2016

Bolas e mais bolas no berçário!!

Dando início às práticas do Pibid, as pibidianas Cristiane, Deise e Franciele realizaram atividades com bolas na turma do berçário na EMEI Bem-me-quer.



Partindo da zona de significado das crianças, que demonstraram muito interesse  por bolhas de sabão, as acadêmicas bolsistas práticas com bolas de diferentes texturas, cores e tamanhos. 


Foi um momento prazeroso e muito significativo para ambos, docentes e educandos.


Durante as atividades, as crianças puderam brincar com as bolas, desenvolvendo a coordenação motora, a afetividade, a sociabilidade e a cognição, na medida em que agiram sobre os materiais propostos de várias maneiras e de modo coletivo.  



"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas."
Jean Piaget

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar

Iniciando as ações de 2016 do Pibid Faccat Educação Infantil na escola parceira EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane realizou observações de cunho investigativo, no intuito de mapear os centros de interesses dos alunos do Jardim


Durante as observações, foi possível identificar brincadeiras com caminhões, carros de bombeiros, aviões, etc. Além disso, todas as crianças têm contato diário com esses veículos, caracterizando um assunto bem próximo da realidade delas e, portanto, carregado de significado.


Essa premissa vai ao encontro das concepções de Gabriel Junqueira Filho, que diz:
[...] a chegada das crianças permite ao professor começar a prestar atenção nas crianças em interação umas com as outras, com ela – professora – e com as linguagens-conteúdos da parte cheia. É essa atenção da professora, que produzirá significações diversas a respeito do que insiste nestas interações, que vai começar a dar origem aos projetos de trabalho que começarão a preencher a parte do planejamento que estava vazia até então. (2005, p. 25)   
  
  
O projeto Na terra, na água e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, teve como primeira atividade uma roda de conversa, visando o levantamento de hipóteses para os próximos encontros com a turma.


Depois, uma expedição foi organizada para observar situações e características do trânsito.
De volta à sala, realizou-se outra roda de conversa pontuando as percepções os alunos: "Nós somos pedestres e, por isso, andamos na calçada"; "Algumas ruas ao redor da escola são pouco movimentadas, mas também existe uma rua que é muito movimentada"; "Perto da escola passa pedestre, cachorro, bicicleta, moto, carro, ônibus e caminhão"; "A nossa aula-passeio foi muito legal"!


Para finalizar, foi feito um registro coletivo da expedição em formato de cartaz, repleto de detalhes e dedicação da turma.


Referências
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de A. Linguagens geradoras: Seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. São Paulo: Mediação, 2005.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

As profissões do nosso bairro

No primeiro dia de visita à escola Alice Maciel, as pibidianas Jaqueline e Luciane observaram a aula de uma das turmas.


 Após mapearam a zona de interesse das crianças, através de uma gostosa conversa informal na rodinha, puderam perceber o interesse dos pequenos em saber mais sobre profissões.



No segundo dia de visita, após retomada do assunto escolhido pela turma, as acadêmicas bolsistas, juntamente com as professoras da turma e os alunos, saíram para fazer uma análise investigativa pelo bairro.


Nessa visita, mapearam as profissões existentes no entorno da escola, observando e entrevistando a comunidade, para saber quais os papeis cada um exerce no bairro.


Um olhar investigativo, desde cedo, é necessário, para que as crianças aprendam a descobrir por conta própria aqueles conhecimentos que desejam construir.



Dessa forma, as acadêmicas bolsistas estão contribuindo para ampliar a curiosidade dos pequenos, algo muito importante para o desenvolvimento da inteligência de cada um.


O envolvimento comunitário, conhecendo os alunos da escola do bairro, gera condutas cooperativas, pertencimento e apoio às ações da escola. 


Assim, todos podem crescer juntos, descobrindo quais são seus papeis sociais na comunidade!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Juntando a família e os animais!!

A pibidiana Janaína observou a turma do pré, para conhecer um pouco da turma e, principalmente, descobrir qual o interesse dos alunos, para poder desenvolver um projeto significativo com a garotada!

 


As crianças participaram de algumas atividades sugeridas pela professora titular e, ensaiaram uma música para a apresentação do dia das mães. 



Logo, a acadêmica propôs uma conversão e uma atividade artística com os pequenos, que foram convidados a desenhar algo que gostassem. 



Dessa forma, descobriu-se que o interesse da criançada estava relacionado ao reino animal e à família!



O desafio será realizar um projeto que englobe essas duas temáticas! Vamos lá: mãos à obra!!!

Observando os espaços da EMEI Bem Me Quer

As pibidianas Cristiane, Deise e Franciele foram recebidas calorosamente na escola Bem Me Quer!


A supervisora Angelica mostrou os ambientes internos e externos, relatou a trajetória da escola, alunos e professores, proporcionando momentos agradáveis e de grande aprendizado. 

Afinal, duas das três acadêmicas trocaram de escola para realizar as atividades neste semestre.


Conhecer novos espaços e seus modos de funcionamento é algo fundamental para as acadêmicas bolsistas, que podem comparar as diferenças e semelhanças entre diferentes escolas de Educação Infantil!

domingo, 17 de abril de 2016

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Olha que bacana este projeto aplicado pelas pibidianas Beatriz, Silvana e Elisane, voltado para o desenvolvimento psicomotor das crianças!

As pibidianas contam o seguinte sobre ele:

 "Começamos o projeto contando a História do Lobo e a Ovelha, dramatizando com fantoches e fantasias. 


Após, fizemos uma releitura com os alunos, que demostraram muito interesse.


 Levamos uma mala com bastante objetos diferentes para brincarmos com as crianças, todos voltados para atividades psicomotoras.



Fizemos bastante suspense no início, mas, depois, os alunos exploraram à vontade o que tinha na mala. Brincamos de Lobo que pega a Ovelha, brincamos de ovelha que pula a corda, jogo do ovo podre do lobo e outras atividades bem divertidas. 


Foi muito prazeroso aplicar este projeto, que apenas está em seus primeiros passos!"

sábado, 9 de abril de 2016

O preparo de artigos para o I Seminário Internacional de Educação da Faccat



A finalização de um novo artigo... 
Hoje, a pibidiana Janaína iniciou as atividades do PIBID na Escola Municipal de Educação Infantil Alice Maciel e, com o auxílio da supervisora Magda, formatou o artigo ''Socializando e Brincando'', referente ao projeto realizado no ano de 2015, nesta mesma escola. 


Segundo a acadêmica, é uma satisfação poder ter mais uma publicação elaborada, sendo esta, reservada para a apresentação no seminário de educação, o qual será realizado na FACCAT. 
Através desse evento, serão apresentados vários projetos realizados pelo PIBID, projetos significativos para a construção dos nossos conhecimentos e de nossos alunos. 
Com ânimo e muita dedicação, a pibidiana inicia sua nova temporada na escola Emei Alice Maciel, e, finaliza dizendo: ''Sou grata por esta oportunidade e vou fazer jus às aprendizagens, confiança e progresso com as ações do Pibid''. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mapeando zonas de interesse das turminhas!



Nossas pibidianas já estão realizando observações nas escolas para mapearem a zona de interesse dos pequenos e, depois, criarem lindos projetos!


No dia 5 de abril de 2016, as acadêmicas bolsistas Beatriz, Elisane e Silvana, com o olhar investigativo, observaram a turma do Pré I D na EMEI Azaléia.
A turma de Pré, muito carinhosa com suas professoras e coordenadora, recebeu as pibidianas muito bem!


Durante suas atividades e rotinas as bolsistas acompanharam os alunos, observando e mapeando qual seriam seus interesses para desenvolver atividades significativas para a turma.




Conforme o pensamento de Paulo Freire. ¨A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria¨.