Iniciando as ações de 2016 do Pibid Faccat Educação
Infantil na escola parceira EMEI Bem Me Quer, a acadêmica bolsista Viviane
realizou observações de cunho investigativo, no intuito de mapear os centros de
interesses dos alunos do Jardim.
Durante as observações, foi possível
identificar brincadeiras com caminhões, carros de bombeiros, aviões, etc. Além disso,
todas as crianças têm contato diário com esses veículos,
caracterizando um assunto bem próximo da realidade delas e, portanto,
carregado de significado.
Essa premissa vai ao
encontro das concepções de Gabriel Junqueira Filho, que diz:
[...] a chegada das
crianças permite ao professor começar a prestar atenção nas crianças em
interação umas com as outras, com ela – professora – e com as linguagens-conteúdos
da parte cheia. É essa atenção da professora, que produzirá significações
diversas a respeito do que insiste nestas interações, que vai começar a dar
origem aos projetos de trabalho que começarão a preencher a parte do
planejamento que estava vazia até então. (2005, p. 25)
O projeto Na terra, na água
e no ar: os meios de transporte estão em todo lugar, teve como primeira atividade uma roda
de conversa, visando o levantamento
de hipóteses para os próximos encontros com a turma.
Depois, uma expedição foi organizada para observar situações e características do
trânsito.
De volta à sala, realizou-se outra roda de conversa pontuando as percepções os alunos: "Nós somos pedestres e, por isso, andamos na
calçada"; "Algumas ruas ao redor da escola são pouco movimentadas, mas também existe uma rua que é muito movimentada"; "Perto da escola passa pedestre, cachorro, bicicleta, moto, carro, ônibus e caminhão"; "A nossa aula-passeio foi muito legal"!
Para finalizar, foi feito um registro coletivo da expedição em formato de cartaz, repleto de detalhes e dedicação da turma.
Referências
JUNQUEIRA FILHO,
Gabriel de A. Linguagens geradoras: Seleção e articulação de
conteúdos em educação infantil. São Paulo: Mediação, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário