domingo, 21 de junho de 2015

Música, culinária e muita diversão!


Segundo as bolsistas Pibid, Beatriz e Janaína, os instrumentos musicais de origem africana fazem parte da cultura musical brasileira: o tambor, o tamborim e os chocalhos, por exemplo, fazem parte da vida das pessoas, seja através do hábito de escutar música, ou mesmo tocá-la. 


Por isso, as acadêmicas disponibilizaram, na EMEI Alice Maciel, para a turma do Pré 1A, o manuseio de tambores, chocalhos, ganzás e clavas, confeccionados pelas próprias crianças, nas aulas passadas, orientadas pelas pibidianas, com o intuito de ensaiar para uma apresentação musical na escola.


Do mesmo modo que a musicalidade, nossa culinária herdou muitos dos elementos da cultura africana: a feijoada e a comida apimentada são bons exemplos disso.


Alguns doces saborosíssimos que consumimos, como o brigadeiro, nosso famoso "negrinho", a cocada, o docinho de amendoim e o o pé-de-moleque também são exemplos de culinária de origem africana.


Por isso, as acadêmicas, ao darem continuação ao projeto sobre a cultura afro que estão desenvolvendo na nossa escola parceira, levaram as crianças para a cozinha para fazerem, junto às professoras, saborosos docinhos de amendoim!
 

Através dessa atividade, os pequenos tiveram a oportunidade de entrar em contato com esse alimento, cuja origem também é africana. 


Assim crianças aproveitaram o refeitório para produzir delícias para serem degustadas por toda a turminha!!


Segundo as acadêmicas bolsistas, as crianças demonstraram interesse e satisfação durante todas as etapas deste lindo projeto!


E a aprendizagem não parou por aí! Ao darem continuação ao projeto, as pibidianas forneceram para os alunos, mudas de cebolinha, que foram plantadas com muito carinho!


Ao realizar o plantio, as crianças foram lembradas sobre a importância de se cuidar dos diversos seres vivos que existem com respeito, atenção e dedicação, pois todos os seres da terra, apesar de diferentes, devem ser cuidados e respeitados! 


As pibidianas contam que foi linda a participação das crianças durante todas as atividades! É assim que se formam os pequenos cidadãos, não é mesmo? 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Escola é lugar de aprender mais sobre a diversidade!

Continuando com o projeto ESCOLA: LUGAR DE LUDICIDADE, CULTURA E DIVERSIDADE - Cultura africana, na EMEI Bem Me Quer, na turma do Berçário II,  as pibidianas Lisandra Hack e Viviane confeccionaram com as crianças o álbum da diversidade, com imagens trazidas de casa pelos alunos e também pelas professoras. 


Depois da montagem do álbum, as crianças fizeram uma rica leitura de imagens, apontando diferentes etnias, gêneros e pessoas com deficiência.
Bonecas diversas foram apresentadas à turma. 


"Olá, eu sou o Pedrinho! Tenho cabelos crespos, sou magro, meus olhos são escuros, minha pele é negra". 


As bonecas negras despertaram imensa curiosidade nos alunos.
Vamos fazer uma apreciação musical?


Ouvir a música Tambores de Minas (Cangoama e Sansa Kroma), da cultura africana e tocar tambor foi uma linda forma de sensibilizar musicalmente a turminha! 


Como não haviam tambores originais para todos, as pibidianas disponibilizaram para as crianças alguns tambores confeccionados com latas e balões. 
Primeiramente os tambores foram explorados livremente pelas crianças.
Em seguida, os alunos foram convidados a tocar os tambores bem fraquinho, e depois bem forte, bem rápido e depois bem devagar, desenvolvendo a diferenciação de intensidades. Cada aluno acompanhou o ritmo da música com o seu tambor.
Para finalizar, personalizaram os tambores de latas, com desenhos feitos com giz de cera. 






terça-feira, 16 de junho de 2015

Quantas coisas herdamos dos povos indígenas!!!



 
  
As acadêmicas bolsistas Pibid Elisane e Cristiane fizeram com que os pequenos da EMEI Bem Me Quer entrassem em contato com o universo indígena de várias formas divertidas.


Através de pinturas naturais em porongos, relatos sobre os hábitos, demonstração de imagens de índios e seus habitats naturais e, especialmente, através de várias brincadeiras, as crianças puderam conhecer um pouco desta cultura que está tão presente em nossas raízes. 

 

Ai, que gostoso tirar um soninho numa rede, herança que recebemos dos povos indígenas...

E como é mesmo este esporte de arco e flecha? 


Os índios praticam vários rituais. E muitos deles demandam pinturas na pele.
 
Os pequenos adoraram se pintar como os povos indígenas!


Muitos dos alimentos que consumimos também vêm dos hábitos indígenas. As pibidianas fizeram com que todos provassem alguns desses alimentos.


Durante a realização do projeto, as crianças puderam aprender também algumas músicas e danças indígenas.


As acadêmicas também realizaram uma contação de história, momento em que as crianças puderam conhecer a Lenda da Erva Mate. 


No pátio, uma agradável roda de chimarrão com pipoca: isto também é coisa que os índios nos ensinaram a consumir!


A turma está muito envolvida com a aplicação deste maravilhoso projeto. 

 
Logo que as acadêmicas bolsistas chegam à sala, sempre são envolvidas pelas crianças que as questionam sobre as próximas divertidas atividades!



domingo, 14 de junho de 2015

Vamos aprender um pouco sobre Capoeira?


O projeto sobre a cultura africana e afro-brasileira das acadêmicas bolsistas Andrea, Deise, Lisandra Santiago e Luciane terminou no dia 10\06\2015 com uma visita muito especial na EMEI Alice Maciel!  


Já adivinharam quem apareceu por lá? O Mestre Dido!
  

As pibidianas levaram o Mestre Dido, professor de capoeira, juntamente com alguns de seus alunos, para fazer uma demonstração de como se toca e se dança o ritmo da capoeira!


As crianças puderam conhecer um pouco sobre a  origem da capoeira e aprender alguns passos, através da conversação com os visitantes.


A escola toda foi convidada a participar da apresentação no pátio.


As crianças ficaram encantadas com a apresentação do grupo de capoeirista! 


E assim termina mais um lindo projeto aplicado pelo Pibid da Educação Infantil!

África, um continente cheio de cores e adornos!

Deise, Andrea, Lisandra Santiago e Luciane continuam com o projeto sobre as aventura de Sadik e Iana, os personagens da história africana "Omo, o rio da liberdade", fazendo com que as crianças da EMEI Alice Maciel entrem em contato com a maravilhosa cultura deste continente!


No dia 03\06\2015, produziram com os pequenos esculturas de argila e lindos colares, que representaram os personagens do livro.


Sadik e Iana, as duas crianças africanas da história contada, adornavam-se com lindos adereços, e isto inspirou as crianças a fazerem seus próprios enfeites com o material proporcionado pelas acadêmicas bolsistas. 


Cada um tem um tom de pele diferente, e, neste dia, as crianças puderam se comparar para observar suas diferenças! Afinal, ninguém é igual a ninguém!


Na África, geralmente, as pessoas se vestem com roupas muito coloridas. Essas vestimentas são diferentes das do Brasil. Como é lindo conhecer novas culturas!


A savana e os animais africanos


No dia 14 de junho, as pibidianas Janaína e Beatriz aplicaram mais uma aula-atividade na EMEI Alice Maciel. 


Elas organizaram os materiais para a realização das atividades com as crianças do pré 1A.


De forma ilustrativa, as bolsistas pibidianas mostraram para os alunos alguns animais de origem africana como o leão, a girafa, os elefantes, as zebras e o rinoceronte, destacando o habitat natural de cada um. As ilustrações também focaram na biodiversidade africana. 


Também oportunizaram um pequeno debate, através do qual cada aluno contou para a turma qual o seu animal de estimação e qual o seu preferido. 


Após concluir essa atividade, as pibidianas iniciaram com as crianças a construção de uma linda maquete simbolizando a savana africana, forneceram para cada aluno materiais para montar os animais, realizaram pinturas e colagens, depois todos foram para o pátio para coletarem materiais que representassem a formação de uma fabulosa floresta. 


As crianças deixaram a alegria florir e despertaram um interesse contagiante ao montar a maquete, pois, entraram em contato com a natureza. 


Para representar a grama, espalharam erva no isopor, colocaram as árvores naturais feitas de galhos, os animais construídos por eles e a montanha nevosa, representando o Kilimanjaro. 


Para complementar o passeio mágico dos menores na savana, eles colocaram na "floresta" o guia africano, aquele que os levará para a apreciação deste lugar tão lindo e diversificado. 


As pibidianas empolgaram ainda mais os alunos com uma brincadeira de colocar a tromba no elefante. Segundo as bolsistas, essa atividade também foi muito legal, pois eles adoraram ficar de olhos vendados e de serem desafiados, e ainda puderam levar para casa um animal de brinquedo. 


Através de todas as atividades realizadas, as crianças aprenderam mais uma vez sobre as diferenças existentes no mundo, que os animais selvagens são diferentes dos doméstico, e as cores que cada um usou para as pinturas não foram as mesmas. Entretanto, mesmo com diferenças, todos os seres do mundo devem ser respeitados.