sexta-feira, 19 de junho de 2015

Escola é lugar de aprender mais sobre a diversidade!

Continuando com o projeto ESCOLA: LUGAR DE LUDICIDADE, CULTURA E DIVERSIDADE - Cultura africana, na EMEI Bem Me Quer, na turma do Berçário II,  as pibidianas Lisandra Hack e Viviane confeccionaram com as crianças o álbum da diversidade, com imagens trazidas de casa pelos alunos e também pelas professoras. 


Depois da montagem do álbum, as crianças fizeram uma rica leitura de imagens, apontando diferentes etnias, gêneros e pessoas com deficiência.
Bonecas diversas foram apresentadas à turma. 


"Olá, eu sou o Pedrinho! Tenho cabelos crespos, sou magro, meus olhos são escuros, minha pele é negra". 


As bonecas negras despertaram imensa curiosidade nos alunos.
Vamos fazer uma apreciação musical?


Ouvir a música Tambores de Minas (Cangoama e Sansa Kroma), da cultura africana e tocar tambor foi uma linda forma de sensibilizar musicalmente a turminha! 


Como não haviam tambores originais para todos, as pibidianas disponibilizaram para as crianças alguns tambores confeccionados com latas e balões. 
Primeiramente os tambores foram explorados livremente pelas crianças.
Em seguida, os alunos foram convidados a tocar os tambores bem fraquinho, e depois bem forte, bem rápido e depois bem devagar, desenvolvendo a diferenciação de intensidades. Cada aluno acompanhou o ritmo da música com o seu tambor.
Para finalizar, personalizaram os tambores de latas, com desenhos feitos com giz de cera. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário