segunda-feira, 29 de junho de 2015

Final do projeto "Igualdade não tem cor"

Como é bom ser criança...
Como é bom aprender...
Como é bom ser respeitado..
Como é bom respeitar...
 Com essas qualidades, as pibidianas Janaína e Beatriz, junto às crianças da EMEI Alice Maciel, finalizaram as atividades do projeto "Igualdade não tem cor".


Num primeiro momento, as bolsistas PIBID realizaram um ensaio musical com as crianças. Todos estavam entusiasmados para a apresentação no pátio da escola! Foi um momento lindo, pois os alunos não viam a hora de mostrar para os demais colegas seus instrumentos confeccionados e suas habilidades musicais...
Segundo as pibidianas, minutos antes de iniciar a apresentação, as crianças das demais turmas ficaram curiosas e perguntaram:
- Por que eles estão usando máscaras?
- Por que eles estão usando colares?
- O que é isso que eles têm não mão?
 

 Então, as pibidianas responderam orgulhosamente que, as crianças do Pré 1A haviam aprendido alguns costumes da África, como o uso de máscaras, colares e instrumentos musicais para festejar ou em rituais.
As crianças realizaram uma linda apresentação, deixaram a vergonha e o medo de lado para demonstrar suas aprendizagens. Foi uma oportunidade para demonstrarem o respeito e o tratamento de igualdade a todos os seres da face da terra, algo que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto. 
Os sons dos instrumentos musicais embalaram a festa de aniversário dos aniversariantes do mês de junho!
 

As pibidianas relatam que essa foi a última das aulas desenvolvidas para a turma Pré 1A, mas que isso não significa o fim da aprendizagem para essa crianças, pois as bolsistas procuraram semear a igualdade, o respeito e a apreciação da diversidade étnico-racial no coração de cada uma das crianças envolvidas no projeto. 
Dessa forma, as aprendizagens poderão ser cultivadas para toda vida, caso tenham continuidade no cotidiano escolar e familiar.


Para as bolsistas Beatriz e Janaína, essa turma vai ficar marcada em seus corações, pois desenvolveram lindas ações, fazendo os pequenos refletir sobre o respeito mútuo, a cooperação e outros valores tão importantes para se desenvolver cidadania.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário