domingo, 21 de junho de 2015

Música, culinária e muita diversão!


Segundo as bolsistas Pibid, Beatriz e Janaína, os instrumentos musicais de origem africana fazem parte da cultura musical brasileira: o tambor, o tamborim e os chocalhos, por exemplo, fazem parte da vida das pessoas, seja através do hábito de escutar música, ou mesmo tocá-la. 


Por isso, as acadêmicas disponibilizaram, na EMEI Alice Maciel, para a turma do Pré 1A, o manuseio de tambores, chocalhos, ganzás e clavas, confeccionados pelas próprias crianças, nas aulas passadas, orientadas pelas pibidianas, com o intuito de ensaiar para uma apresentação musical na escola.


Do mesmo modo que a musicalidade, nossa culinária herdou muitos dos elementos da cultura africana: a feijoada e a comida apimentada são bons exemplos disso.


Alguns doces saborosíssimos que consumimos, como o brigadeiro, nosso famoso "negrinho", a cocada, o docinho de amendoim e o o pé-de-moleque também são exemplos de culinária de origem africana.


Por isso, as acadêmicas, ao darem continuação ao projeto sobre a cultura afro que estão desenvolvendo na nossa escola parceira, levaram as crianças para a cozinha para fazerem, junto às professoras, saborosos docinhos de amendoim!
 

Através dessa atividade, os pequenos tiveram a oportunidade de entrar em contato com esse alimento, cuja origem também é africana. 


Assim crianças aproveitaram o refeitório para produzir delícias para serem degustadas por toda a turminha!!


Segundo as acadêmicas bolsistas, as crianças demonstraram interesse e satisfação durante todas as etapas deste lindo projeto!


E a aprendizagem não parou por aí! Ao darem continuação ao projeto, as pibidianas forneceram para os alunos, mudas de cebolinha, que foram plantadas com muito carinho!


Ao realizar o plantio, as crianças foram lembradas sobre a importância de se cuidar dos diversos seres vivos que existem com respeito, atenção e dedicação, pois todos os seres da terra, apesar de diferentes, devem ser cuidados e respeitados! 


As pibidianas contam que foi linda a participação das crianças durante todas as atividades! É assim que se formam os pequenos cidadãos, não é mesmo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário