domingo, 14 de junho de 2015

A savana e os animais africanos


No dia 14 de junho, as pibidianas Janaína e Beatriz aplicaram mais uma aula-atividade na EMEI Alice Maciel. 


Elas organizaram os materiais para a realização das atividades com as crianças do pré 1A.


De forma ilustrativa, as bolsistas pibidianas mostraram para os alunos alguns animais de origem africana como o leão, a girafa, os elefantes, as zebras e o rinoceronte, destacando o habitat natural de cada um. As ilustrações também focaram na biodiversidade africana. 


Também oportunizaram um pequeno debate, através do qual cada aluno contou para a turma qual o seu animal de estimação e qual o seu preferido. 


Após concluir essa atividade, as pibidianas iniciaram com as crianças a construção de uma linda maquete simbolizando a savana africana, forneceram para cada aluno materiais para montar os animais, realizaram pinturas e colagens, depois todos foram para o pátio para coletarem materiais que representassem a formação de uma fabulosa floresta. 


As crianças deixaram a alegria florir e despertaram um interesse contagiante ao montar a maquete, pois, entraram em contato com a natureza. 


Para representar a grama, espalharam erva no isopor, colocaram as árvores naturais feitas de galhos, os animais construídos por eles e a montanha nevosa, representando o Kilimanjaro. 


Para complementar o passeio mágico dos menores na savana, eles colocaram na "floresta" o guia africano, aquele que os levará para a apreciação deste lugar tão lindo e diversificado. 


As pibidianas empolgaram ainda mais os alunos com uma brincadeira de colocar a tromba no elefante. Segundo as bolsistas, essa atividade também foi muito legal, pois eles adoraram ficar de olhos vendados e de serem desafiados, e ainda puderam levar para casa um animal de brinquedo. 


Através de todas as atividades realizadas, as crianças aprenderam mais uma vez sobre as diferenças existentes no mundo, que os animais selvagens são diferentes dos doméstico, e as cores que cada um usou para as pinturas não foram as mesmas. Entretanto, mesmo com diferenças, todos os seres do mundo devem ser respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário