quinta-feira, 25 de junho de 2015

Convidados muito especiais no projeto sobre a cultura africana e afro-brasileira na EMEI Azaleia!

Ah, quanta brincadeira, quanta diversão!!! Alimentar a imaginação, faz parte da educação! 
 

No dia 03 de junho foi finalizado o projeto "Eu e o outro: conhecendo a diversidade e construindo valores", na turma do Pré da EMEI Azaleia. 


As Pibianas Maiara, Franciele e Elaine contaram com a participação especial de amigos e colegas da FACCAT: Eliane Teixeira e Israel Moreira. Eles falaram sobre suas origens culturais e suas características, valorizando suas identidades como negros.


Eliane apresentou sua boneca preta de pano chamada LELÊ e contou que houve um tempo em que sua boneca não gostava do próprio cabelo. Para a surpresa das crianças, a boneca LELÊ ganhou vida e juntas as duas contaram a história de “O CABELO DE LÊLÊ” para os alunos.


LELÊ ressalta que ela sabe que puxou por seus avós e entende que somos parecidos com nossa família, então, se amamos nossa família, como não iremos amar as caracterísiticas que herdamos dela? Afinal, cada um é diferente do outro, mas o que devemos ter em comum é o respeito pela diversidade e a solidariedade, características essenciais em todo ser humano. LELÊ revelou que na história não está escrito uma coisa que ela adora fazer: tocar instrumentos e cantar. 

 
Desse modo, a boneca e o convidado Israel, que é professor de musicalização,  ensinaram a dançar e cantar músicas divertidas, enquanto as crianças tocaram seus instrumentos confeccionados na aula anterior. Dentre as músicas aprendidas, LELÊ ensinou Tambores e Mina/ Cangoma e Sansa Kroma e Israel musicalizou a todos com atividades muito divertidas!!!
 

Para finalizar a aula com ainda mais diversão, assim como LELÊ fez vários penteados em seus cabelos na história, as pibidianas traçaram os cabelos das meninas e arrumam os cabelos dos meninos com gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário