terça-feira, 29 de abril de 2014

O que significa o "brincar" na visão de Regina Bueno!

Através do PIBID,  tenho a oportunidade de refletir sobre minhas práticas pedagógicas nas escolas. No momento, a experiência do PIBID nos leva a explorar e observar, juntamente com as crianças e a equipe pedagógica, "O brincar". Isto significa que estamos observando como as crianças constroem conhecimento através de suas brincadeiras e ações cotidianas.
Vivenciando a rotina das crianças, poderemos realizar reflexões e construir conhecimento para desenvolver práticas inovadoras e possibilitar, assim, que a criança aprenda e se divirta, ao mesmo tempo, por meios do prazer e ludicidade que as atividades significativas e bem refletidas podem proporcionar. 




Como diz Piaget, “A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa". 

Tatiane Michel deixa seu recado por aqui!





É com imenso prazer que participo novamente do Pibid da Pedagogia. Já tive oportunidade de trabalhar com anos iniciais e agora faço parte da equipe de Educação Infantil. É muito satisfatório poder participar do crescimento e da evolução dos pequenos, poder ver em seus rostinhos a alegria de poder ser criança. E como diz a professora filósofa, Marilena Chaui, “Quando uma criança brinca, joga e finge; está criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde, de fato vive.” Sinto-me feliz em poder fazer parte da construção desse mundo.

domingo, 27 de abril de 2014

Aline Laís Schenkel Torres repete experiência no Pibid e diz o seguinte sobre sua participação:



É com satisfação que divido com vocês a alegria de estar participando pela segunda vez do PIBID. Ano passado, foi uma experiência muito gratificante  quando aplicamos nossas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Agora minha alegria é redobrada, pois estou aplicando minhas práticas na Educação Infantil.
Segundo Piaget, a  infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.  Neste sentido, considero muito importante as práticas nessa fase, pois cada dia é um novo desafio. Fico muito feliz cada vez que percebo nos olhos dos pequeninos a alegria de suas descobertas.
Agradeço a receptividade e acolhida da coordenação e professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Maciel. Vou me dedicar ao máximo para atender às expectativas e realizar um ótimo trabalho.
 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Depoimento de Raquel Peters sobre sua participação no PIBID



Desde o primeiro ano que a Faccat sediou o PIBID, tive vontade de participar! Porém, meu horário de trabalho não coincidia com o tempo que era necessário disponibilizar para o programa.
Sempre admirei o trabalho das pibidianas dos anos anteriores, pois era notável o desenvolvimento, a alegria e a vontade de aprender dos acadêmicos que participavam das atividades.


Em 2014, inscrevi-me pela primeira vez para participar do programa. Estava ansiosa e na expectativa para ser selecionada e, ao receber a ligação da coordenadora do PIBID da subárea Educação  Infantil, Professora Doutora  Patrícia Kebach, fiquei super feliz. A partir desse momento, senti-me no compromisso de honrar o programa, a Faccat, e as pibidianas anteriores pelo belíssimo trabalho!
Já se passou cerca de um mês e estamos nos fundamentando teoricamente, com muitas observações e também ótimas reflexões. Concluo afirmando que estou me sentindo realizada por ser bolsista PIBID, e que espero contribuir positivamente para mais um ano de sucesso do programa.  PIBID 2014 será um ano de grandes desafios e muitas aprendizagens!

Evandra Borba sente-se assim no PIBID:



Queridos amigos, estou muito feliz por fazer parte do PIBID, quantos conhecimentos e experiências adquiridas nas observações feitas até agora  na escola! A cada dia de observação uma nova descoberta, um novo olhar! Sinto-me cada dia mais ansiosa e, o que dizer da escola observada Alice Maciel? Obrigado pelo carinho, por nos acolher tão bem, fazendo-nos sentir imenso prazer em estar junto a vocês.






Jean Piaget