domingo, 18 de maio de 2014

Expressão Cênica no PIBID



Para os professores, é muito importante aprender a se expressar corporalmente. As oficinas de Teatro garantem um exercício de desinibição, outras formas de se falar com o corpo e a interação afetiva entre os participantes.


 Com isto em mente, a Professora Patrícia Kebach preparou algumas atividades para as acadêmicas, que servirão de norte para que possam planejar um trabalho com o conteúdo Teatro de forma significativa para trabalhar com os pequeninos. 

 

O momento foi muito divertido! A sala foi preparada para recepcionar as alunas de forma aconchegante. As expressões no rosto e os comentários das acadêmicas demonstraram que o primeiro objetivo da Oficina foi atingido: entender que o preparo do espaço para a recepção dos alunos torna as aulas diferentes desde o início! 


 Um espaço com fantasias, tapetes pelo chão, o convite para ficarem descalças e relaxarem, luzes de penumbra, um som ambiente! Tudo isto faz a diferença!

 

 De acordo com Jorge Viana de Moraes, "Os jogos teatrais são excelentes ferramentas pelas quais podemos desenvolver em nossos alunos o gosto pela exposição de fatos narrativos". Além disso, fazem com que o sujeito conheça melhor seu corpo, como ele pode contar estas narrativas em forma de mímica, de gestos, com expressões faciais, etc. 

 

 O teatro na escola não deve simplesmente servir de apresentação de historinhas com alguma lição moral, mas como forma de interação social, de expressão de sentimentos e de brincar! 
 

2 comentários: