Na última semana, nossas acadêmicas da Pedagogia da FACCAT que fazem parte do Pibid da Educação Infantil, experimentaram práticas de dança para serem aplicadas nas escolas paceiras.
Além das vivências práticas nas oficinas, as acadêmicas refletem teoricamente, a partir de textos eleitos para Coordenadora dessa sub-área.
Brincadeiras e jogos com movimentação, coreografias, danças circulares, brincadeiras de roda, jogos de mãos, danças folclóricas foram realizadas neste momento, a fim de colocar em prática as possibilidades de se desenvolver um trabalho significativo nas escolas de educação infantil com as crianças de diversas faixas etárias.
Nosso principal referencial teórico tem sido a “Série Mesa Educadora para a Primeira Infância”, especialmente o Volume IV, que tem como título “O educador mediador no desenvolvimento das diferentes linguagens da criança."
Do texto de Vargas (2011, p. 42), podemos citar aqui um excerto importante:
“A dança é atividade física e artística, é expressão e comunicação, é uma linguagem básica da espécie e cultura humana. Portanto, nada mais lógico do que a apropriação dessa condição natural do ser humano para ser utilizada como complemento das práticas educacionais, em busca da formação global de nossas crianças”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário