quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A bicharada fazendo arte.



As acadêmicas pibidianas Daniela, Elizane e Tauana estão iniciando um novo projeto na EMEI Azaleia. "O bicho vai pegar" por lá!!


As acadêmicas resolveram reunir o trabalho com as várias expressões artísticas (pintura, música, artes cênicas e dança) para a expressão do Reino Animal. 


Assim, surgiu o projeto "A bicharada fazendo arte".


No primeiro encontro com os pequenos, as acadêmicas reuniram as crianças em grupos para pintar os animais, a fim de realizarem um cenário para uma peça teatral que se passará dentro da floresta. 


E como é mesmo que os bichos andam e produzem sons??


Tigres, ursos, elefantes, girafas entre vários animais são os personagens que aparecerão nesta história encenada pelos pequenos!!
  


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A grande apresentação dos Músicos de Bremen!

Enfim chegou o grande dia! Após alguns ensaios e muito trabalho, as acadêmicas Beatriz, Regina e Franciele puderam ver o resultado final de projeto sobre “Os músicos de Bremen”, em que a arte e a reciclagem mostraram suas relações produtivas, pois, juntando as duas, consegue-se fazer com que as crianças criem e recriem sem parar!


Durante os ensaios, as pibidianas observaram que as crianças tinham um pouco de dificuldade para falar, quando estavam encenando, então, narraram a história, enquanto os pequenos a interpretaram.


Todas as professoras da escola Alice Maciel, junto com suas turmas e demais funcionários, estavam presentes para o grande evento, acomodados no saguão, à espera do espetáculo. Então, a narração começa e tudo se transforma!


Olhares atentos ao que aconteceria e, aos poucos, a história dos “Músicos de Bremen” é interpretada com sucesso!


Superamdo a timidez com as máscaras, de forma lúdica e divertida, os pequenos se transformaram  nos famosos personagens da história “Os músicos de Bremen”!


Tudo resolvido depois do burro fugir de seu dono e encontrar o cachorro maltratado. Em seguida, encontram o gato que estava apavorado e que também havia fugido de sua dona. Seguindo rumo a Bremen, eis que surge uma galinha desesperada, pois queriam fazer canja com ela e, então, os amigos convidam-na para seguir viagem com eles.


Mas algo acontece ao encontrarem uma cabana durante a viagem. Os animais conseguem resolver o acontecido e fazer com que os ladrões levem o maior susto, fugindo da cabana e deixando tudo para trás.


Porém, o final dessa história ainda não chegou ao fim: na nossa história eles criam uma música e montam sua banda! Se irão continuar fazendo sucesso? Ah! Isso já é outra história! Mas sei que todos têm grande talento e que depende da vontade e persistência de cada um, isto é certo!!


A música dos pequenos ficou assim:

O burro caminhou  ♫
Carregou o cachorro
E o cachorro fez au...au...au...au... ♪
E o gato foi nas costas do cachorro
A galinha foi atrás do burro   ♫
E o gato fez miau, miau
O gato pulou no gramado ♪
E arranhou a cara do ladrão
E a galinha fez có-có-ri-có  ♫
O burro deu um coice no ladrão ♪
Porque ele queria roubar o seu pão ♫
Sai daí seu ladrão!


A música foi criada com base na história, cada criança falava uma frase sobre um acontecimento que mais chamou sua atenção durante a contação e, após, as pibidianas ajudaram a organizar a canção com a ajuda da marcação rítmica das crianças, com os instrumentos que eles próprios criaram, com o auxílio das acadêmicas.


Todos participaram da apresentação e, quando acabou, as crianças trocaram máscaras e instrumentos, fazendo uma grande festa.

 Gabriel Guimard, em seu texto sobre Teatro na Educação Infantil (2011, p.92), destaca que,

[...] de fato, a finalidade do teatro e da arte tanto para adultos, como crianças ou adolescentes é um tema extremamente complexo e interdisciplinar que diz respeito à filosofia, à sociologia, à estética e à educação. O teatro auxilia na concentração, na capacidade de memorizar, no desenvolvimento harmônico do sistema motor e na desinibição. Ele aguça o caráter crítico sobre o mundo, exercita a disciplina e amplia os horizontes da imaginação e da fantasia. 

E o projeto das "Profes Piratas" continua!!


Baseadas no conto infantil do Peter Pan, as pibidianas Sinara, Raquel, Conceição e Priscila continuam executando o projeto "Em busca dos valores da vida", envolvendo as crianças de forma lúdica para que, juntos, brinquem e reflitam sobre o que de fato importa na vida!


 No terceiro dia do projeto. as acadêmicas convidaram os piratinhas para apreciar o livro telefone sem fio do pirata. Após, brincaram da tradicional brincadeira do telefone sem fio.


Foi muito divertido pois as crianças queriam logo saber qual era a frase dita pelos piratas, faziam bastante silêncio e prestavam atenção. Depois, contaram o que haviam escutados..


A frase era: vamos criar o nosso barco pirata?


Após essa dinâmica, os piratinhas foram até o refeitório. Ai, que legal!! As "Profes Piratas" lançaram o seguinte desafio: criar seu próprio barco pirata com os ingredientes saborosos que trouxeram!


Hum!!! Que delícia!!!


Foi uma alegria só ver a imaginação dos piratinhas, podendo montar o seu barquinho utilizando barquetes, frutas, mousses, granulados, gelatinas, etc.!


A turma se divertiu muito, além de aprender um pouco sobre a Arte culinária! Quantos sabores, texturas e cheiros gostosos. Sem falar no visual da invenção dos pequenos!


Alguns diziam:
"O meu barco afundou!"
"Minha barriga está grande, cheia de barquinhos!"


Outros complementavam:
"Nossa, com o meu barco vou procurar o tesouro!"
"Que delícia! Meu barquinho está cheio de frutas!"



Com este envolvente projeto, as pibidianas estão desenvolvendo, além de valores, a criatividade dos pequenos, a imaginação, a livre expressão, a reflexão, a socialização, entre outros aspectos tão importantes para o desenvolvimento geral na Educação Infantil!


Jogos para socializar

As acadêmicas pibidianas Jaqueline e Josiane criaram práticas na EMEI Alice Maciel, visando à socialização dos pequenos!


A primeira brincadeira foi uma "dança do semáforo": as crianças deviam dançar em duplas, ao sinal da professora que portava um "semáforo", com os 3 sinais: verde, amarelo e vermelho. Os pequenos deveriam seguir as regras previamente combinadas.


A segunda brincadeira foi a corrida de jornais, realizada em equipes: cada equipe recebeu 2 folhas de jornal, e a tarefa era pisar numa folha e passar para frente, pisando sempre na seguinte que deveria ser disposta no chão pelas próprias crianças e, assim, sucessivamente até que cada um tivesse realizado a tarefa, chegando sempre no lugar indicado anteriormente.


A terceira foi a do Espantalho Humano. Nela, dividiu-se a turma em duas equipes. Um colega era o espantalho e ficava parado de braços abertos, enquanto o outro vinha e colocava prendedores em sua roupa, após voltava para seu lugar, então vinha outro colega e tirava os prendedores, assim sucessivamente, até que todos da equipe participassem. 


Ao término das atividades, as acadêmicas refletiram com as crianças, conversando sobre o que acharam das brincadeiras e sobre a importância de se trabalhar em equipe, respeitando regras para que a brincadeira fique divertida!


As crianças adoraram as brincadeiras!


As "profes pibidianas" se despediram, distribuindo doces, em forma de agradecimento à turma.
 

Os jogos em equipes são importantes fontes de construção de conhecimento e socialização para as crianças. Através deles, as crianças aprendem a respeitar regras, trabalhar de forma cooperativa, aprendem a ganhar e a perder, a esperar a vez de jogar entre tantas coisas importantes para uma vida social mais respeitosa!



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os Piratas continuam contando sobre os tesouros da vida para a garotada!




Lá na EMEI Alice Maciel, a pirataria continua!!!


Depois de conhecerem o clássico "Peter Pan", os alunos, com os quais as acadêmicas Raquel, Sinara, Priscila e Conceição estão realizando o seu projeto sobre os tesouros da vida, brincaram com a música "A Canoa Virou".


Olha que brincadeira legal: utilizando um lençol azul, para representar o mar, e barquinhos com papeis recicláveis, as crianças, junto às acadêmicas, intercalaram o nome dos colegas na roda cantada e simularam um lindo mar com barcos.


Após essa brincadeira, os mesmos barquinhos foram cortados em suas pontas e se transformaram em coletes piratas!


As acadêmicas levaram tapa-olhos e chapéus, que as crianças puderam escolher, e se transformaram em pequenos piratinhas!!



A garotada adorou brincar de pirata com as novas fantasias de papel, que elas próprias coloriram, e com os acessórios das "Profes Piratas"!

 
  
            Empolgados, os piratinhas queriam logo descobrir os tesouros da sala, dançando e cantando com a música "Marcha Pirata"!



 A garotada está descobrindo, aos poucos, com este projeto tão legal, os verdadeiros tesouros da vida: a amizade, o coleguismo, o amor, a gentileza, entre tantos outros!!



Olha a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau e a vovozinha aí, gente!!

 
Silvana, Evandra e Cassiane estão desenvolvendo um projeto de contação de histórias.
 
 
As acadêmicas pibidianas contaram a história do Chapeuzinho Vermelho e, à medida que uma delas contava a história, as outras dramatizavam com fantoches e usando um palco fabricado de papelão.
 
 
Depois disso, chegou a vez das crianças recontarem a história, vestidas com fantasias dos personagens.
 
 
Ai, que legal! As crianças, para recontarem a história, puderam usar fantoches fabricados por elas mesmas!
 
 
Depois da contação, todos puderam jogar o Boliche do Lobo Mau! Vamos derrubar este lobo bobo!

 
Foram também à procura da cesta da Chapeuzinho e finalizaram o dia com um lindo desfile das fantasias, cantando músicas referente aos personagens.
 
 
"Pela estrada a fora eu vou bem sozinha,
Levar estes doces para a vovozinha!
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o Lobo Mau passeia ali por perto."

 

 "Eu sou o Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau
Eu pego as criancinhas para fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança!
 Tenho um bom petisco para encher a minha pança!"