segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Jogos para socializar

As acadêmicas pibidianas Jaqueline e Josiane criaram práticas na EMEI Alice Maciel, visando à socialização dos pequenos!


A primeira brincadeira foi uma "dança do semáforo": as crianças deviam dançar em duplas, ao sinal da professora que portava um "semáforo", com os 3 sinais: verde, amarelo e vermelho. Os pequenos deveriam seguir as regras previamente combinadas.


A segunda brincadeira foi a corrida de jornais, realizada em equipes: cada equipe recebeu 2 folhas de jornal, e a tarefa era pisar numa folha e passar para frente, pisando sempre na seguinte que deveria ser disposta no chão pelas próprias crianças e, assim, sucessivamente até que cada um tivesse realizado a tarefa, chegando sempre no lugar indicado anteriormente.


A terceira foi a do Espantalho Humano. Nela, dividiu-se a turma em duas equipes. Um colega era o espantalho e ficava parado de braços abertos, enquanto o outro vinha e colocava prendedores em sua roupa, após voltava para seu lugar, então vinha outro colega e tirava os prendedores, assim sucessivamente, até que todos da equipe participassem. 


Ao término das atividades, as acadêmicas refletiram com as crianças, conversando sobre o que acharam das brincadeiras e sobre a importância de se trabalhar em equipe, respeitando regras para que a brincadeira fique divertida!


As crianças adoraram as brincadeiras!


As "profes pibidianas" se despediram, distribuindo doces, em forma de agradecimento à turma.
 

Os jogos em equipes são importantes fontes de construção de conhecimento e socialização para as crianças. Através deles, as crianças aprendem a respeitar regras, trabalhar de forma cooperativa, aprendem a ganhar e a perder, a esperar a vez de jogar entre tantas coisas importantes para uma vida social mais respeitosa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário