segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A grande apresentação dos Músicos de Bremen!

Enfim chegou o grande dia! Após alguns ensaios e muito trabalho, as acadêmicas Beatriz, Regina e Franciele puderam ver o resultado final de projeto sobre “Os músicos de Bremen”, em que a arte e a reciclagem mostraram suas relações produtivas, pois, juntando as duas, consegue-se fazer com que as crianças criem e recriem sem parar!


Durante os ensaios, as pibidianas observaram que as crianças tinham um pouco de dificuldade para falar, quando estavam encenando, então, narraram a história, enquanto os pequenos a interpretaram.


Todas as professoras da escola Alice Maciel, junto com suas turmas e demais funcionários, estavam presentes para o grande evento, acomodados no saguão, à espera do espetáculo. Então, a narração começa e tudo se transforma!


Olhares atentos ao que aconteceria e, aos poucos, a história dos “Músicos de Bremen” é interpretada com sucesso!


Superamdo a timidez com as máscaras, de forma lúdica e divertida, os pequenos se transformaram  nos famosos personagens da história “Os músicos de Bremen”!


Tudo resolvido depois do burro fugir de seu dono e encontrar o cachorro maltratado. Em seguida, encontram o gato que estava apavorado e que também havia fugido de sua dona. Seguindo rumo a Bremen, eis que surge uma galinha desesperada, pois queriam fazer canja com ela e, então, os amigos convidam-na para seguir viagem com eles.


Mas algo acontece ao encontrarem uma cabana durante a viagem. Os animais conseguem resolver o acontecido e fazer com que os ladrões levem o maior susto, fugindo da cabana e deixando tudo para trás.


Porém, o final dessa história ainda não chegou ao fim: na nossa história eles criam uma música e montam sua banda! Se irão continuar fazendo sucesso? Ah! Isso já é outra história! Mas sei que todos têm grande talento e que depende da vontade e persistência de cada um, isto é certo!!


A música dos pequenos ficou assim:

O burro caminhou  ♫
Carregou o cachorro
E o cachorro fez au...au...au...au... ♪
E o gato foi nas costas do cachorro
A galinha foi atrás do burro   ♫
E o gato fez miau, miau
O gato pulou no gramado ♪
E arranhou a cara do ladrão
E a galinha fez có-có-ri-có  ♫
O burro deu um coice no ladrão ♪
Porque ele queria roubar o seu pão ♫
Sai daí seu ladrão!


A música foi criada com base na história, cada criança falava uma frase sobre um acontecimento que mais chamou sua atenção durante a contação e, após, as pibidianas ajudaram a organizar a canção com a ajuda da marcação rítmica das crianças, com os instrumentos que eles próprios criaram, com o auxílio das acadêmicas.


Todos participaram da apresentação e, quando acabou, as crianças trocaram máscaras e instrumentos, fazendo uma grande festa.

 Gabriel Guimard, em seu texto sobre Teatro na Educação Infantil (2011, p.92), destaca que,

[...] de fato, a finalidade do teatro e da arte tanto para adultos, como crianças ou adolescentes é um tema extremamente complexo e interdisciplinar que diz respeito à filosofia, à sociologia, à estética e à educação. O teatro auxilia na concentração, na capacidade de memorizar, no desenvolvimento harmônico do sistema motor e na desinibição. Ele aguça o caráter crítico sobre o mundo, exercita a disciplina e amplia os horizontes da imaginação e da fantasia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário