segunda-feira, 27 de abril de 2015

Janaína Ramos, bolsista Pibid , acadêmica da Pedagogia, iniciou suas observações na escola parceira EMEI Alice Maciel!

 


Ela conta que, após entrar em contato com as regulamentações e projetos escolares da EMEI Alice Maciel, pôde conhecer o pátio da escola, analisando cada espaço propício para a realização de futuras atividades pedagógicas.


A acadêmica bolsista conta que teve a oportunidade de conhecer a cozinha, lugar onde é produzida uma culinária saudável para todos que pertencem à escola, o aconchegante espaço de alimentação, os banheiros, a sala de vídeo, usada para atividades, a pracinha que dá a liberdade para cada criança brincar espontaneamente e, por último, as salas de aula.



 Com satisfação, a bolsista pôde observar o brincar de cada criança, analisando atitudes por elas demonstradas, o olhar de satisfação em cada brincadeira realizada, um simples ou agressivo gesto dirigido aos colegas, a alegria e o interesse em assistir vídeos de desenhos pedagógicos.

 
A acadêmica já iniciou a elaboração, junto a sua supervisora Magda Saraiva, do projeto “IGUALDADE NÃO TEM COR”. 
 

Ao vasculhar os materiais disponíveis para a realização de atividades, conta a pibidiana, os pensamentos e ideias começam a emergir, ganham cores, e tomam formas. Os livros nos levam a muitos conhecimentos! Através deles, aprendemos muitas coisas que podem nos levar ao mundo mágico e divertido, tornando possível a elaboração de um grande projeto, cuja semente da igualdade e respeito à diversidade possa ser plantada e germinada na mente dos pequeninos. 

domingo, 26 de abril de 2015

Aprendendo a preencher a Plataforma Lattes

 

Nossas acadêmicas bolsistas Pibid, do subprojeto da Educação Infantil do Curso de Pedagogia da FACCAT, na última sexta-feira, dia 24 de abril, tiveram contato com a Plataforma Lattes, num dos laboratórios de informática da Faculdade. 


 Auxiliadas pela Professora Patrícia Kebach, as acadêmicas puderam gerar seus próprios currículos na plataforma. 


 O objetivo foi o de que as bolsistas pudessem conhecer a plataforma Lattes e compreender a importância deste espaço para trocar informações acadêmicas e registrar todas as produções realizadas não somente durante a graduação, mas a vida profissional e estudantil anterior, e aquilo que farão no futuro.


 A concentração das bolsistas garantiu uma noite bastante produtiva!!


Observações sobre as rotinas na EMEI Alice Maciel

 
 
Supervisionadas pela coordenadora Magda Saraiva, as bolsistas do PIBID Andrea Machado, Deise Trespach e Lisandra Santiago realizaram suas observações na Escola Municipal de Educação Infantil Alice Maciel, localizada na cidade de Taquara no Bairro Santa Teresinha. 
 
 
    
As acadêmicas foram muito bem recebidas por lá!
  
 
Elas se encantaram com a afinidade entre alunos e suas professoras, e com a interação deles com as atividades: em alguns momentos, nem percebiam que havia alguém os observando. 
 
 
No refeitório da escola, puderam perceber o incentivo a alimentação saudável.

 
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."Paulo Freire

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pibidianas elaborando projetos

Hoje as pibidianas Maiara e Franciele foram surpreendidas, ao observarem a turma do Pré I D, da EMEI Azaleia, onde aplicaram um novo projeto sobre relações étnico-raciais, com uma festinha de aniversário bem divertida!


 Como é bom comemorar o aniversário com os coleguinhas!!


As acadêmicas também deram continuidade à criação do projeto que será aplicado com a turma.


Contaram com a ajuda da Coordenadora Marisa para analisar as atividades e contribuir com ideias significativas. 


Foi um dia muito produtivo!


domingo, 19 de abril de 2015

Reflexões sobre as relações Étnico-raciais



As pibidianas Maiara, Sirlei e Franciele se reuniram na manhã de sábado, na Faccat, para pesquisar e realizar leituras de textos étnicos- raciais, principalmente o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africana, buscando se aperfeiçoar e melhor entender a  lei nº 10.639/03 e o papel da educação infantil  para o desenvolvimento humano.



As reflexões poderão nortear ações significativas, através de projetos, que as acadêmicas já estão começando a pensar, para serem implantados na Educação infantil. 

Conhecendo o Pré na Emei Azaleia.




As acadêmicas que estão atuando, como bolsistas Pibid na EMEI Azaleia, nas últimas semanas, acompanharam vários projetos.


Elas conheceram, especialmente, os projetos do Pré, aplicados pela professor titular da turminha: "Getúlio e Miloca", "A Mochila da Camila", o projeto de "Páscoa", dentre outros que já estão sendo organizados para serem aplicados.
 

Para as acadêmicas bolsistas, segundo seus depoimentos, esses estão sendo dias de muitas aprendizagens, em que podem vivenciar as rotinas da escola e aprender, na prática, o trabalho de docência na Educação Infantil.   



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Encontros iniciais do PIBID na EMEI Bem Me QUER


A Escola de Educação Infantil Bem Me Quer, da rede de ensino de Igrejinha, recebeu o grupo de acadêmicas pibidianas muito bem! O grupo foi acolhido com uma dinâmica divertida pela coordenadora Angélica e pela direção.



 As acadêmicas puderam conhecer  o Projeto Político Pedagógico da escola, que está em processo de reformulação, e o calendário escolar de 2015.


As acadêmicas evidenciaram que o espaço escolar é muito acolhedor e divertido, transparecendo que o brincar está conectado às aprendizagens significativas.


Na EMEI Bem Me Quer, a rotina pedagógica das turmas ocorre através de horários organizados para os diversos momentos, desde a entrada, até a hora de ir embora.  

As acadêmicas puderam observar também que as brincadeiras e atividades propostas são flexíveis e, assim, as crianças podem, muitas vezes, escolher com o que querem brincar, mas sempre são acompanhadas por um profissional da Educação, que procura despertar a curiosidade e a pesquisa dos pequenos, além de brincar junto às crianças. 


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Atividades de março e abril na EMEI Alice Maciel

As acadêmicas Luciane e Cassiane estão atuando como bolsistas Pibid na EMEI Alice Maciel, sob a supervisão da Coordenadora Pedagógica Magda Saraiva. 


Nas primeiras visitações, as acadêmicas puderam conhecer as rotinas da escola, como as crianças se alimentam, em que horários dormem ou realizam cada atividade cotidiana. 


Conhecer os espaços, os materiais disponíveis, as atuações didático-pedagógicas, o Plano Político Pedagógico da escola também foi alvo das observações das acadêmicas bolsistas nesses primeiros momentos dentro da escola. . 


As acadêmicas observaram as turmas do maternal I A, maternal II A e Maternal II B.


Dessa forma, as rotinas da hora do soninho, a hora do lanche, as atividades realizadas no momento dirigido pelas professoras, as adaptações, as inclusões, a hora da janta, entre outros momentos rotineiros puderam ser observados, em cada dia, numa turma diferente. 



As acadêmicas puderam verificar que cada atividade é realizada num horário específico.


Elas observaram também que as crianças adoram ouvir histórias, brincar, gostam muito de música em todas as turmas observadas. 


Assim, acompanharam as turmas das professoras Fernanda, Clarice, Cassia, Cristiane, Zilda e Kelin, da EMEI Alice Maciel e se sentiram muito gratas pelo acolhimento de todos os profissionais na escola. 

  
Essas ações são essenciais para o início da elaboração dos projetos que as acadêmicas terão de aplicar nas nossas escolas parceiras!


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Nova escola parceira em Igrejinha: EMEI Bem Me Quer



Supervisionadas pela coordenadora pedagógica da escola, Angélica dos Santos Souza, parte de nossas acadêmicas bolsistas Pibid do Curso de Pedagogia da FACCAT estão realizando atividades, este ano, na EMEI Bem Me Quer, em Igrejinha - RS. Vejamos o Relato da acadêmica Viviane Mallmann Hehn sobre suas primeiras impressões na escola:  


“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”


 Identificação:

A escola parceira EMEI Bem Me Quer está localizada na cidade de Igrejinha, RS, na Rua Men de Sá, nº 169, no Bairro Viaduto.


 

Apresentação dos espaços da escola e dos materiais disponíveis para o desenvolvimento das situações de aprendizagem



O compromisso educacional da EMEI Bem Me Quer é realizar propostas voltadas para alunos de 4 meses até 5 anos e 11 meses de idade, em turmas que se dividem de acordo com a faixa etária do Berçário até a Pré-Escola, no intuito de oferecer um serviço diferenciado, em benefício das crianças.



A escola conta com 5 salas de aula, sala de vídeo, cozinha, refeitório, área de recreação coberta, ampla área verde e pracinhas que oportunizam aos alunos momentos significativos e prazerosos de aprendizagens de forma prática, criativa e desafiadora.

 

Apresentação do Projeto Político Pedagógico da escola



O documento atual passa por um processo de reformulação, por isso, durante o ano de 2015, a escola está realizando encontros de estudo para a reelaboração da proposta pedagógica, juntamente com os pais, professores, funcionários, membros do CPM e conselho escolar, além da comunidade local.




Filosofia da Escola



Construir uma escola que educa brincando, com afeto e amor, buscando o diálogo, responsabilidade, dedicação, competência, valorização e desenvolvimento de todos que por ela perpassam é sua filosofia.

 Para acompanhar as novidades e últimas iniciativas da Bem Me Quer, não deixe de curtir a página da escola no Facebook: Emei Bemmequer