sábado, 22 de outubro de 2016

XIV Mostra de Iniciação Científica e o VI Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Dos dias 17 a 22 de outubro ocorreu na FACCAT a XIV Mostra de Iniciação Científica e o VI Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação.


As pibidianas Evelin, Larissa, Priscila e Janaína aproveitaram o evento para refletir sobre algumas das práticas implantadas nas nossas EMEIs parceiras. 


Um dos trabalhos, apresentado pelas acadêmicas bolsistas Priscila Kirsch e Janaína Ramos, procurou abordar os resultados do projeto “Soltaram a bicharada” . Este projeto teve como objetivo proporcionar novas aprendizagens, a partir do conteúdo “reino animal”. 


Sua aplicação iniciou com uma observação investigativa, para mapear os interesses dos alunos, através da qual as acadêmicas bolsistas observaram o fascínio das crianças  pelos animais. 


Logo, as práticas aplicadas despertaram nas crianças de 4 a 5 anos a criatividade, o raciocínio, a cooperação, o processo de percepção sobre exercícios de regras e a apreciação pelas disciplinas trabalhadas, sempre com o protagonismo do aluno, potencializando suas capacidades. 


Na Educação Infantil elaboram-se atividades voltadas para a socialização, valorizando-se as novas relações afetivas e se desenvolvendo a moralidade. Dessa maneira, o projeto resultou ser significativo, divertido, cooperativo e gerou novas aprendizagens sobre os animais para todos os discentes envolvidos.


Também procurando contemplar os interesses da turma e desenvolver suas condutas  sociais, as acadêmicas Evelin Souza e Larissa Kohlrausch realizaram atividades com jogos cooperativos e competitivos numa das  EMEIs parceiras, visando ao desenvolvimento moral infantil.


Todas as atividades lúdicas deste projeto também foram significativas fontes de construção de regras e exercícios de condutas cooperativas, que levaram a turma a construir condutas sociais mais respeitosas.


A participação das pibidianas no evento se configurou como um espaço de trocas reflexivas muito significativas, já que dividiram com os acadêmicos do Curso de Pedagogia as experiências que realizam junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência fomentado pela CAPES, visando ao incentivo à valorização do magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário