terça-feira, 4 de outubro de 2016

Filé, um cão muito legal!

 As acadêmicas bolsistas PIBID , Adriana e Luciane, estão desenvolvendo o projeto sobre animais no maternal 2 .

 
  
O animal escolhido pela turma foi o cachorro. As bolsistas, então, trouxeram atividades voltadas para o conhecimento sobre este animal  de forma lúdica e significativa.


Primeiro, realizaram a cantiga de roda "A carrocinha pegou três cachorros de uma vez " e,  a partir dela, recriaram uma brincadeira, com a ajuda das crianças.


Em seguida,  na roda de conversa, as crianças refletiram sobre os cachorros do nosso cotidiano.
 Nesse momento, eram feitos questionamentos, como: os cães são todos iguais? Qual o som do cachorro? Os cachorros são pequenos ou grandes? Que cores eles tem?


Após a troca de ideias, contaram a história “O Vira-lata Filé” que adorava latas.
As pibidianas , levaram um cachorro de pelúcia, que seria o personagem da história Filé,  e muitas latas, para as crianças brincarem, recontando-a.
Quando questionadas, sobre qual seria o próximo animal que gostariam de conhecer melhor, elas pediram para que trouxéssemos o Filé de novo, pois queriam saber mais sobre ele!



Segundo Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa". É por isso que as crianças estão tão interessadas no “Filé”! Afinal, além de aprenderem muitas coisas, as atividades deste projeto estão muito divertidas! Quem sabe a gente não conheça por aqui os novos amigos do Filé, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário