sábado, 29 de outubro de 2016

Turminha das boas atitudes

A socialização e o desenvolvimento moral é algo que se inicia já na Educação Infantil. Depois de mapear a zona de interesse dos pequenos, as pibidianas Elisane e Vanessa criaram o projeto “Turminha das boas atitudes”.




Elas iniciaram a segunda aula, dando continuidade a este projeto, com a contação da história “O peixinho Arco Íris”. Esta atividade foi feita através do uso de uma caixa de contação de histórias.



As crianças adoraram e ficaram muito impressionados com as atitudes do peixinho, que era muito mal educado e não respeitava as pessoas. Por isso, não fazia amizades! Este momento de reflexão coletiva foi muito importante para as crianças expressarem suas opiniões e valores.


Em seguida, confeccionaram, com muito entusiasmo, massinha de modelar caseira, para darem continuidade ao projeto, modelando o peixinho da história. Esta é uma bela forma das crianças serem protagonistas de suas construções de conhecimento, inclusive, produzindo seus próprios materiais.


Na semana seguinte, as crianças pintaram o peixinho confeccionado na aula anterior com massinha de modelar caseira.


Depois, participaram de um circuito com bola, corda e obstáculos no fundo do mar, e ao final do circuito, chegavam até a caixa das boas atitudes, retirando da mesma uma ficha com uma boa atitude para realizar com os colegas.



É de forma lúdica que as crianças vão, aos poucos, se desenvolvendo. Na especificidade deste projeto, a moralidade é o alvo principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário