quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Upa, upa, meu cavalo!

As pibidianas Luciane e Adriana seguem com o projeto "Animais do Nosso Entorno"  e  o próximo animal escolhido pela turma, para ser pesquisado pelas crianças, foi o Cavalo.

  
Pediu-se para que cada família confecciona-se, juntamente com o seu filho, um cavalo reciclável, para que as crianças realizem um desfile, expressando oralmente o nome de seu cavalo e alguma de suas características.
  

Após os desfiles, as crianças refletiram em conjunto sobre as noções de tamanho, fazendo comparações entre os cavalos e outros animais.
As crianças expressaram, em meio às reflexões coletivas o que já sabiam sobre os cavalos: que eram grandes, fortes, rápidos e usavam ferraduras!


As pibidianas propuseram para a turma um circuito lúdico. Assim, as crianças podiam brincar como se fossem cavalos, realizando, por exemplo, corrida de obstáculo ou, na piscina de bolinhas, haviam figuras de ferraduras e as crianças deveriam encontrá-las.



“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. (Carlos Drummond de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário