quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Viajando entre estrelas, cometas e astronautas

As pibidianas Elizete, Kelen e Franciele deram início a mais um projeto: “5,4,3,2,1,0.... Fogo! Viajando entre estrelas, cometas e astronautas”, na escola parceira EMEI Bem Me Quer, em Igrejinha.


 As pibidianas iniciaram a aula com uma roda de conversa, questionando as crianças sobre os planetas, as estrelas e os astronautas, ouvindo a opinião e ideias das crianças.


Num segundo momento, as acadêmicas bolsistas contaram a história “Como pegar uma estrela?”, procurando despertar a imaginação das crianças que, após a contação da história, indagaram as mesmas se realmente poderiam pegar uma estrela.
Em seguida, as pibidianas conversaram sobre as estrelas cadentes e pediram para as crianças imaginar que uma estrela cadente havia aparecido e elas deveriam fazer um pedido. Estes desejos foram desenhados numa folha de ofício e colocados, depois, dentro de um recipiente de vidro.


Para finalizar, nossas acadêmicas bolsistas levaram as crianças para o pátio para procurar uma estrela, que já haviam escondido por lá.


Foi um divertimento e uma euforia ao mesmo tempo, as crianças ficaram ansiosas procurando a estrela, até que uma delas encontrou.


Dando continuidade no projeto "5,4,3,2,1,0.... Fogo! Viajando entre estrelas, cometas e astronautas", na semana seguinte, Elizete, Kelen e Franciele iniciaram a aula questionando as crianças sobre o que elas achavam que existia no céu.


Foi assim que os alunos puderam modelar em plastilina (massinha de modelar) o que achavam que havia no céu.
Depois, fizeram um grande cartaz com as obras criadas.
Após esta atividade, as pibidianas dividiram a turma em 6 grupos e distribuíram quebra-cabeças para montarem. O tema, é claro, foi o céu!


Para terminarem, realizaram uma série de jogos, em forma de rodízio, para que todos fossem manipulados pela turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário