quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O controle sobre as emoções depende das compreensões sobre o que sinto



As pibidianas Carine, Deise e Priscila já estão recebendo bons resultados das crianças do maternal II do Emei Azaleia, com seu projeto sobre "Nossos sentimentos".

 

Na manhã da terça feira, dia 08 de novembro, as acadêmicas bolsistas  propuseram para os alunos muitos momentos de história, reflexões, filosofia, brincadeiras e expressão de sentimentos.
 

O primeiro momento foi na roda de conversa, na qual conversaram sobre vários assuntos, que derivaram de conversas espontâneas com os pequenos e, a partir desses diálogos, as pibidianas relembraram as crianças sobre as atividades do último encontro.


Iniciou-se as atividades do dia com uma contação de história, que as crianças adoraram. A história contada foi "Generosidade" da coleção "O que cabe no meu mundinho?".


Após a historinha, vários questionamentos e reflexões foram realizados. E, para a encenação da história, as bolsistas criaram um cenário, no qual utilizaram os emoticons de pelúcia, também criados por elas.
A cada situação contada da história, que remetia a algum sentimento, as pibidianas mostravam o emoticon referente ao mesmo. Por exemplo, quando os amigos brigaram, o emoticon de tristeza era demonstrado, para, assim, os pequenos irem fazendo as relações das situações cotidianas com os seus próprios sentimentos.



Após, em círculo, foi realizada uma brincadeira que foi chamada pelas pibidianas  de: Que emoticon eu peguei? Na roda, cantaram várias músicas, enquanto os emoticons iam passando e, quando a música parava, os alunos tinham que definir qual era o sentimento do emoticon.
 

As crianças também precisavam refletir e expressar verbalmente sobre o que aquele sentimento lembrava para eles e, depois, atuar, encenando o determinado sentimento com os colegas numa brincadeira.
 Depois das atividades propostas, as acadêmicas deixaram as crianças manusear e brincar livremente com os instrumentos utilizados. E o que é impressionante para as pibidianas são as devidas relações referentes às expressões de sentimentos que os pequenos já estão realizando!

 

Para Johann Goethe, “(...) onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário