segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Os aromas dos alimentos

Para dar continuidade ao projeto que estão trabalhando com as crianças do Maternal IA, da EMEI Alice Maciel, as pibidianas Amanda e Jaqueline começaram as atividades realizando uma roda de conversa, retomando a aula passada.


Em seguida, os alunos foram questionados sobre quais os aromas, os cheirinhos que sentiam quando alguém cozinhava em casa. Lembrar-se de cenas do cotidiano de casa faz as crianças reviverem bons momentos, além de acionar a memória olfativa e transformá-la em linguagem oral, o que desenvolve nas crianças uma série de aspectos.


Num segundo momento, foram dispostos, numa mesa para demonstração, vários temperos e chás. As crianças puderam manipular e explorar todas as plantas ativamente,  cheirando e até degustando algumas. Várias considerações foram realizadas pelos pequeninos, como: se conheciam ou não, se a mamãe usava em casa ou não, se era bom ou não, etc.


Num terceiro momento, as acadêmicas bolsistas propuseram que as crianças fizessem um cartaz aromático.


Os alunos procederam da seguinte forma: escolheram as plantas e, em seguida, colaram-nas no cartaz. Este belo cartaz cheiroso ficou exposto na sala, exalando um delicioso aroma. As crianças, agora, podem desfrutar dos cheirinhos de temperos e chás quando quiserem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário