quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Este projeto das panelas está muito divertido e produtivo!

 As acadêmicas bolsistas Elizete, Franciele e Kelen deram continuidade ao projeto, começando a aula com a contação da história “Bruxinha e seu Caldeirão”.
  

 No segundo momento, as pibidianas colocaram no centro da roda uma panela no formato de um caldeirãozinho, que trouxeram de casa para as crianças apreciarem. Uma a uma, cada criança tentou levantar o caldeirão para ver como era é pesado. Explicou-se para a turma que o caldeirão era feito de ferro e, por siso era tão pesado.


Em seguida, a turma preparou uma receita no caldeirão e as crianças disseram algumas palavras mágicas para tornar a receita mais gostosa, assim como na historinha. Foi preparado no caldeirão o “mingau da bruxa”, (um iogurte com granola, aveia e sementes).


Cada criança colocou um pouco de cada ingrediente na panela e todas ajudaram a mexer.
Para finalizar, as acadêmicas bolsistas serviram para a turma em pequenos copinhos a deliciosa receita produzida por eles mesmos para poderem saborear. Após esse saboroso “mingau”, refletiram coletivamente sobre a importância de se comer coisas saudáveis, comidas naturais que fazem bem a nossa saúde.


Na semana seguinte, as pibidianas pediram para que cada aluno trouxesse de casa a sua própria panela, aquelas que os pais usam em casa, para conhecermos os diferentes tipos de panelas que estão inseridas no cotidiano de cada criança e para dar espaço às crianças para contarem suas próprias vivências.


Foi iniciada a aula com cada criança apresentando a sua panela. No segundo momento, as pibidianas apresentaram para a turma as panelas que elas próprias trouxeram: panela de pressão, a cuscuzeira, a de teflon, a de ferro, e, em seguida, deixaram as crianças manipularem estes materiais livremente.


Em seguida, foi a vez de conhecerem vários tipos de colheres: as de plástico, as de madeira e as de alumínio.
 Depois que as crianças conheceram as colheres e as panelas, nada melhor do que explorar esse material sonoramente!


Com alegria, as crianças puderam improvisar musicalmente percutindo nas panelas de diferentes modos e combinando diferentes materiais. Alguns, inclusive, quiseram percutir com a própria mão.



Para finalizar, a turma resolveu ir ver como estavam as nossas flores que havíamos plantado dentro de uma panela. As crianças puderam observar que as plantas já haviam crescido, algo que provocou muito entusiasmo no turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário