quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Alimentação saudável: comer bem, para viver melhor

Este projeto sobre alimentação  saudável no Maternal IA da EMEI Alice Maciel começou muito bem!  Num primeiro momento, as acadêmicas pibidianas reuniram a turma em uma rodinha a fim de questioná-los sobre seus hábitos alimentares, conhecendo, assim, suas preferências alimentares. Elas descobriram que as crianças adoravam doces!

Fizeram então uma intervenção, procurando gerar reflexão nos pequenos, abordando a importância de consumirmos este tipo de alimento com moderação.


No segundo momento, trouxeram uma variedade de frutas para que as crianças pudessem explorar sensorialmente através da visão, tato e olfato. Assim, os pequenos fizeram o reconhecimento das texturas, cores, cheiros e formas das frutas, passando-as de mão em mão para tal procedimento.


Em seguida, fizeram uma apreciação musical da música “Pomar”, do grupo Palavra Cantada, momento em que as crianças puderam se manifestar livremente, expressando-se corporalmente e, além disso, reconhecer o nome das árvores que produzem as frutas.


Como fechamento da aula, as crianças foram levadas até o refeitório da escola, onde foi disponibilizada outra variedade de frutas para que os pequenos pudessem, agora sim, degustar, aguçando, assim, seus paladares. Os pequenos provaram todas as frutas, inclusive goiaba, que muitos não conheciam.


Com projetos como este, as crianças são incentivadas a reduzir o consumo de produtos industrializados, o que, além de cuidar da própria saúde, faz com que preservemos o próprio ambiente, pois uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes, também produz lixo orgânico, o que contribui para a preservação ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário