quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Era uma vez...



As acadêmicas Adriana e Luciane realizaram o projeto “Brincando e aprendendo no mundo do ‘Era uma vez...'” na turma do Maternal IB da EMEI Alice Maciel, em Taquara - RS. Observando as crianças, as pibidianas perceberam o quanto elas gostavam de ouvir e recontar histórias. Assim, levando em consideração o interesse das mesmas, decidiram fazer um projeto voltado para a contação de histórias.
A cada história, havia uma atividade diferente, procurando fazer com que as crianças se tornassem ativas e pudessem se expressar de maneira livre.


Dessa forma, as acadêmicas bolsistas proporcionaram momentos de interação, cujas crianças puderam desenvolver a coordenação motora ampla e fina, a criatividade, a expressão por múltiplas linguagens, pois ajudaram a contar e recontar as histórias, relataram fatos do cotidiano para os colegas com e, a ajuda de fantoches, classificavam as frutas, enfim, agiram de diversas formas. 

Este projeto contribuiu para o estímulo à leitura e o gosto pelos livros.
As crianças receberam diversos personagens durante o projeto. A Fada Pipoca passou pelo maternal, ensinando boas maneiras. As crianças aprenderam que devemos sempre respeitar as diferenças e que a união faz a força, pois, com a ajuda de todos e com um poder especial, pudemos fazer com que a fada fizesse pipoca!


Durante esses encontros, encontramos crianças que não gostavam de comer frutas. Realizamos um diálogo com a turma para saber o que cada um gostava de comer. Em seguida, apresentamos para a turma diversas frutas.
Grandes descobertas foram feitas durante esta atividade, por mais simples que ela fosse. Por exemplo, ao cortar o mamão, as crianças ficaram impressionados com tantas sementes que viram!


As acadêmicas bolsistas sempre procuraram questionar as crianças sobre o que poderia ter dentro das frutas, antes de cortá-las, e cada um fazia sua hipótese. Assim, com a ajuda dos pequenos, as pibidianas fizeram uma deliciosa salada de fruta que foi degustada por todos, inclusive pelas crianças que não gostavam muito de frutas, enquanto todos assistiam uma “sessão de cinema”, na sala de vídeo.

A história escrita por Eucanãã Ferraz, “Em cima daquela serra”, também foi contada para as crianças, que produziram um lindo cartaz, narrando e desenhando o que havia na serra.

A Estrela e a Boneca de Lata, outros personagens de histórias, também apareceram lá no maternal, pois estavam muito tristes, já que a boneca de lata não tinha amigos porque ela fazia muito barulho!

Nesse dia, as crianças cantaram, dançaram e consolaram a boneca. Então, as acadêmicas entregaram para cada criança uma lata e, junto com os familiares, confeccionaram amigos para a boneca.
 A culminância do projeto se deu através de uma festa para celebrar a amizade e as diferenças! Mais uma missão cumprida na EMEI Alice Maciel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário