terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Projeto "Quem canta, seus males espanta"

Após realizarem um mapeamento para descobrir a maior zona de interesse das crianças, as acadêmicas bolsistas do programa PIBID Fabiane, Janaína e Tainá aplicaram o projeto “QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA”.


O projeto foi aplicado com a turma do Berçário II da EMEI Bem Me Quer, na cidade de Igrejinha. Iniciou-se no mês de setembro com término em novembro. Após observar a grande interação da turma nas atividades de musicalização, e considerando a importância da mesma no cotidiano das crianças, as acadêmicas optaram por desenvolver este projeto voltado para a Educação Musical. Sensibilizando musicalmente as crianças, gera-se espaços de livre expressão através de uma linguagem diferente: a arte musical.
Foi um projeto com inúmeras aprendizagens, pois através dele as acadêmicas conseguiram a participação das crianças por meio das atividades significativas propostas em aula, trabalhando a socialização entre eles, a percepção musical e a coordenação motora de diferentes formas.


No primeiro encontro, as acadêmicas apresentaram a música da “Pipoca” realizando a atividade com copos descartáveis, através da qual as crianças poderiam expressar-se livremente, explorando o material para produzir som. Em seguida, em outro espaço da escola, disponibilizou-se uma “caixa surpresa”, que instigou a curiosidade das crianças. Essa caixa continha diversos instrumentos musicais que eles manusearam de forma livre.

No segundo encontro, as Pibidianas realizaram a hora do conto, apresentando a história “O Sítio da Vovó Guida”, trazendo os sons dos animais e imagens ilustrativas para que descobrissem a qual animal o som pertencia. Depois, os pequenos confeccionaram, com materiais reaproveitáveis, os bichinhos da fazenda que estavam implícitos no conto.

 

No terceiro encontro, as docentes representaram a música “A casa bem fechada” manuseando objetos mencionados na canção. Em seguida, as crianças exercitaram o reconhecimento do seu corpo através da música “Curuminzando, eu conheço um jacaré” de forma lúdica e participativa. Para dar continuação às atividades, as acadêmicas criaram um jacaré para encenar a canção e  cantar juntamente com as crianças pequenas de forma divertida. 
Para encerrar esta intervenção, a turma foi direcionada para outro espaço da escola, onde realizou-se a atividade com os barcos de papel na água, explorando a música “A canoa virou”.

 

Na quarta intervenção, as acadêmicas, com a turma sentada em roda, desenvolveram, com a ajuda de fantoches, uma representação da canção “Os indiozinhos”. Tiveram a participação ativa das crianças na música, pois elas puderam tocar e brincar com chocalhos, fazendo marcações rítmicas e manipulando livremente os instrumentos de material reciclável. Após este momento, foram apresentadas algumas músicas do CD Beatles Baby. As acadêmicas utilizaram paus de fita e lenços, para provocarem sensações táteis, além das auditivas provocadas pelas canções.  Encerrando o encontro, cada criança utilizou livremente um lenço para que representassem a canção “Amigo, cadê você”.

 

No quinto encontro, as pibidianas desenvolveram a atividade da dança livre com balões, apresentando músicas diversas e tendo como um dos objetivos deixar o balão suspenso no ar. Com isto, observou-se a grande interação e participação das crianças em realizar a proposta. Aqui, o desenvolvimento da motricidade ampla e fina, equilíbrio, socialização e musicalidade estava em jogo, durante a atividade.

 

No último encontro, as acadêmicas bolsistas realizaram um circuito ao ar livre, contendo caixas sensoriais durante o percurso e, ao final dele, encontrava-se caixas com tintas de diversas cores para que pisassem e, em seguida, caminhassem em cima de um tapete de lona, deixando suas marcas. Para encerrar o dia, foi proposta uma atividade utilizando a “Lona colorida” cantando diversas músicas com a turma.
 Assim, as acadêmicas encerraram este lindo projeto com crianças pequenas, que adoraram se esconder em baixo da lona, brincando de esconde-esconde com os colegas.

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