Após realizarem um
mapeamento para descobrir a maior zona de interesse das crianças, as acadêmicas
bolsistas do programa PIBID Fabiane, Janaína e Tainá aplicaram o projeto “QUEM
CANTA, SEUS MALES ESPANTA”.
O projeto foi
aplicado com a turma do Berçário II da EMEI Bem Me Quer, na cidade de
Igrejinha. Iniciou-se no mês de setembro com término em novembro. Após observar
a grande interação da turma nas atividades de musicalização, e considerando a
importância da mesma no cotidiano das crianças, as acadêmicas optaram por
desenvolver este projeto voltado para a Educação Musical. Sensibilizando
musicalmente as crianças, gera-se espaços de livre expressão através de uma
linguagem diferente: a arte musical.
Foi um projeto com
inúmeras aprendizagens, pois através dele as acadêmicas conseguiram a
participação das crianças por meio das atividades significativas propostas em
aula, trabalhando a socialização entre eles, a percepção musical e a
coordenação motora de diferentes formas.
No primeiro encontro,
as acadêmicas apresentaram a música da “Pipoca” realizando a atividade com
copos descartáveis, através da qual as crianças poderiam expressar-se
livremente, explorando o material para produzir som. Em seguida, em outro
espaço da escola, disponibilizou-se uma “caixa surpresa”, que instigou a
curiosidade das crianças. Essa caixa continha diversos instrumentos musicais
que eles manusearam de forma livre.
No segundo encontro,
as Pibidianas realizaram a hora do conto, apresentando a história “O Sítio da
Vovó Guida”, trazendo os sons dos animais e imagens ilustrativas para que
descobrissem a qual animal o som pertencia. Depois, os pequenos confeccionaram,
com materiais reaproveitáveis, os bichinhos da fazenda que estavam implícitos no
conto.
No terceiro encontro,
as docentes representaram a música “A casa bem fechada” manuseando objetos
mencionados na canção. Em seguida, as crianças exercitaram o reconhecimento do
seu corpo através da música “Curuminzando, eu conheço um jacaré” de forma
lúdica e participativa. Para dar continuação às atividades, as acadêmicas criaram
um jacaré para encenar a canção e cantar
juntamente com as crianças pequenas de forma divertida.
Para encerrar esta
intervenção, a turma foi direcionada para outro espaço da escola, onde
realizou-se a atividade com os barcos de papel na água, explorando a música “A
canoa virou”.
Na quarta
intervenção, as acadêmicas, com a turma sentada em roda, desenvolveram, com a
ajuda de fantoches, uma representação da canção “Os indiozinhos”. Tiveram a
participação ativa das crianças na música, pois elas puderam tocar e brincar
com chocalhos, fazendo marcações rítmicas e manipulando livremente os
instrumentos de material reciclável. Após este momento, foram apresentadas
algumas músicas do CD Beatles Baby. As acadêmicas utilizaram paus de fita e
lenços, para provocarem sensações táteis, além das auditivas provocadas pelas
canções. Encerrando o encontro, cada
criança utilizou livremente um lenço para que representassem a canção “Amigo,
cadê você”.
No quinto encontro,
as pibidianas desenvolveram a atividade da dança livre com balões, apresentando
músicas diversas e tendo como um dos objetivos deixar o balão suspenso no ar. Com
isto, observou-se a grande interação e participação das crianças em realizar a
proposta. Aqui, o desenvolvimento da motricidade ampla e fina, equilíbrio, socialização
e musicalidade estava em jogo, durante a atividade.
No último encontro, as
acadêmicas bolsistas realizaram um circuito ao ar livre, contendo caixas
sensoriais durante o percurso e, ao final dele, encontrava-se caixas com tintas
de diversas cores para que pisassem e, em seguida, caminhassem em cima de um
tapete de lona, deixando suas marcas. Para encerrar o dia, foi proposta uma
atividade utilizando a “Lona colorida” cantando diversas músicas com a turma.
Assim, as acadêmicas
encerraram este lindo projeto com crianças pequenas, que adoraram se
esconder em baixo da lona, brincando de esconde-esconde com os colegas.
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