Crianças
adoram o mundo colorido das tintas, a descoberta das misturas que se
transformam em outras cores, o lambuzar-se, o sentir nas mãos a textura, é isso
que os fascina e que torna a aprendizagem divertida, pois o mundo infantil é
colorido!
A
prática de pintar os instrumentos foi muito divertida, cada um pôde pintar um
instrumento! As acadêmicas bolsistas, Beatriz e Regina, apresentaram às
crianças Gustavo Rosa, um artista paulista, e conversaram sobre como este
artista começou no mundo das artes.
Falaram
também sobre suas primeiras obras na parede de casa com pedaços de carvão da
lareira. Ao contar esta parte, as crianças se identificaram e uma até comentou:
“Ô profe, eu também já peguei canetinha e pintei a parede da minha casa!”
Ficaram
encantados com as obras que retratavam os animais, todas muito coloridas,
destacando-se as formas geométricas!
Depois
desta grande aventura apreciativa, ensaiaram um pouquinho a letra da música que
eles criaram ao ouvirem a história que a vovó contou.
A
criança, por si só, já é um ser encantador e o que leva as acadêmicas bolsistas
a desejarem participar deste universo é que ao observarem suas ações, segundo
seus depoimentos, remetem-se a outro mundo, onde a inocência a espontaneidade preponderam!
Conforme
Jalles (2011, p.68)
É fundamental que
o(a) professor(a) esteja motivado para poder transmitir dinamismo e entusiasmo
às crianças. Mesmo sabendo que estas se motivam espontaneamente pela alegria de
mexer com tintas e pincéis, cabe a ele analisar a criança, pesquisar suas
tendências e ir ao encontro dos seus interesses.
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