terça-feira, 9 de setembro de 2014

Vamos brincar com lenga-lengas?

As brincadeiras de parlendas, cantigas de roda, jogos de mãos, cantilenas e trava-línguas são atividades importantes, pois desafiam as crianças a organizarem-se em vários sentidos: em termos musicais, expressivos, motores, cognitivos e sociais.


As acadêmicas Tamara e Cristiane estão desenvolvendo um lindo projeto que, além de trabalhar todas as atividades acima, unem estas às artes visuais, pois confeccionaram com as crianças um instrumento musical. As crianças confeccionaram violões com caixas de sapato, tinta tempera e elásticos que ficaram super coloridos e lindos. 


As experiências deste projeto são marcadas pelo uso do próprio corpo como recurso,  bem como materiais de uso cotidiano da escola e instrumentos musicais. 


As acadêmicas aplicaram a atividade da Passa Panela, na qual cada vez que terminávamos de falar a parlenda a criança que estava com a panela devia falar um alimento que pudesse conter nela, não podendo repetir os já mencionados.


As crianças também aprenderam a parlenda da Pipoca, e depois colaram pipocas na letra inicial do seu nome. Aguentaram firme fazendo a atividade sem comer as pipocas, que foram distribuídas no final da atividade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário