sábado, 22 de agosto de 2015

Oficina do Pibid no XVI Seminário de Educação Infantil da FACCAT


Hoje foi dia de compartilharmos nossas práticas pibidianas no XVI Seminário de Educação Infantil da FACCAT, organizado pelo Curso de Pedagogia.


As acadêmicas bolsistas Lisandra Hack, Franciele Panzenhagem, Janaína, Elisane, Silvana e Beatriz, junto às supervisoras Angélica e Magda, e também à Coordenadora Patrícia, apresentaram várias atividades que foram realizadas este ano, visando às aprendizagens étnico raciais das crianças das EMEIs parceiras: Alice Maciel, Azaleia e Bem Me Quer.


Foi um momento de troca de informações, e de reflexão sobre nossas práticas.


Algumas atividades bem bacanas foram desenvolvidas com os participantes da oficina. Estas atividades também foram desenvolvidas com as crianças das escolas parceiras.


A primeira delas, foi a confecção de um colar africano, cujos materiais foram diversificados e se tratavam de produtos recicláveis, como anéis de latas, pedaços de canudos, tecidos, couros, etc. 




Assim como as crianças fizeram nas escolas parceiras, os participantes também puderam degustar, durante a oficina, três bebidas diferentes, relacionadas a cada etnia que foi abordada na formação: um chimarrão, com erva-mate, que tem origem nos povos indígenas; café, que é de origem africana, e vem da Etiópia; e spritzbier, uma bebida alemã, feita de limão, açúcar e fermento, que tem gosto de cerveja, mas não tem álcool. 


A apreciação ativa sobre músicas indígenas foi outra das atividades do dia: duas músicas diferentes, representando rituais indígenas foram apreciadas, através de uma atividade, cujos participantes deveriam prestar bastante atenção e anotar sentimentos, sensações, paisagens, os instrumentos e vozes que estavam ouvindo, durante a execução no CD. 


Depois, realizamos uma discussão coletiva, para aprender um pouco mais sobre a função da música para os povos indígenas.


As acadêmicas bolsistas também realizaram estas atividades com as crianças, mas, ao invés de escrever, as crianças tiveram de desenhar as canções ouvidas ou tocar instrumentos indígenas, durante a execução.


A exploração sobre tintas naturais também ganhou espaço na oficina: os participantes pintaram bonecos de sabugo de milho com tintas à base de elementos naturais como urucum, erva-mate, açafrão, beterraba, etc. 


Nossos sentidos visual, paladar, olfato, tato e audição foram envolvidos durante as atividades do dia!


Turma bacana e participativa, tivemos hoje!!!


Que alegria poder dividir tantos conhecimentos com uma galera super legal!!! Até a próxima, pessoal!!! 

Um comentário: