quarta-feira, 9 de setembro de 2015

As crianças protagonistas da EMEI Alice Maciel


O projeto “Recriando os espaços pedagógicos externos da EMEI Alice Maciel com um olhar lúdico” teve  seus objetivos alcançados.
As pibidianas procuraram elaborar espaços lúdicos onde as crianças pudessem brincar, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, bem como o cuidado com os espaços da escola. 


Estes espaços criados estão sendo apreciados e compartilhados pelas crianças, e foram fruto dos trabalhos desenvolvidos num dos projetos do Pibid da Educação 
Infantil para este ano. 


Nos ambientes criados, as crianças ganharam um local para expor suas próprias criações, elaboradas durante as aplicações de algumas das atividades de projetos anteriores, realizados pelas acadêmicas bolsistas com as crianças da escola. Eles estão expostos no  “Cantinho da Cultura”.


As pibidianas e a direção da EMEI Alice Maciel estão orgulhosas com o impacto causado pelo Pibid na instituição, pois, se tornou possível gerar instrumentos para favorecer o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e a coordenação motora dos educandos, através de todas as modificações realizadas no pátio da escola.


As crianças estão adorando as brincadeiras, soltando a imaginação, utilizando o corpo para a apropriação de conhecimentos num pátio amplo e todo planejado para o uso da criançada. 


A pista de carrinho, a amarelinha, o campo de futebol, o caracol, a tartaruga e o caminho do zig- zag, entre outras coisas, agora fazem parte dos espaços da escola. 


Embora, as  pibidianas tenham planejado estes espaços, as brincadeiras por lá costumam ser livres e, portanto, o protagonismo das crianças está explicitado em cada nova brincadeira inventada. É claro que as pibidianas ensinaram algumas tradicionais, também, como a da Amarelinha! As crianças adoraram!


Além disso, agora, todos podem utilizar os materiais por eles mesmo criados e brincar coletivamente. Durante a inauguração do "Cantinho da Cultura" usaram as máscaras, os colares e os instrumentos musicais que criaram durante o primeiro semestre. 


Segundo as bolsistas PIBID, cada sorriso infantil que recebem, ao observarem as crianças brincando, é um prêmio por todo o esforço realizado no planejamento e concretização deste lindo projeto. 


Olha que momento magnífico e significativo: as crianças, desenvolvendo habilidades visuais e artísticas, através das linguagens das artes, puderam pintar azulejos para serem colados no muro da escola, que já havia sido preparo pelas acadêmicas e pela supervisora, para receber as criações dos pequenos! A pintura no muro ficou linda!!!


Os alunos também estão desenvolvendo conhecimentos sobre a Natureza através do cultivo, apreciação e degustação de chás e temperos em garrafas pet que foram fixadas em outra parede interna da escola.


Ao encontro das ideias de Piaget, as pibidianas também acreditam que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Portando, ao serem protagonistas deste projeto, os pequenos estão desenvolvendo-se amplamente. 


Quem pensa que só as meninas se interessam por brincar de casinha, está muito enganado! Os meninos também adoraram explorar livremente, com um monte de brincadeiras, a casinha de madeira, que também faz parte deste projeto, e foi criada para aguçar ainda mais a imaginação de todos. 


O PIBID, assim, já deixa suas marcas na EMEI Alice Maciel, organizando o espaço escolar e proporcionando um ambiente inovador e educativo, além de, oportunizar o protagonismo de cada aluno da escola, de forma divertida e muito produtiva!!!
Parabéns, bolsistas pibid que atuam na EMEI Alice Maciel! Vocês fizeram um trabalho espetacular!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário