terça-feira, 15 de setembro de 2015

Expedição investigativa com os pequenos da EMEI Alice Maciel

As PIBIDIANAS Janaína e Beatriz realizaram uma caminhada com as crianças do Mater II B (faixa etária de três a quatro anos), com o propósito de observar alguns critérios: o que prende a atenção dos alunos, como interagem durante um passeio e qual a zona de interesse das crianças, ao passearem pelo Bairro.

Para despertar o olhar investigativo e o interesse visual das crianças durante o passeio, as bolsistas PIBID forneceram alguns objetos simbolizando um binóculo. Dessa forma, as crianças dialogaram sobre todas as observações derivadas desta expedição pelo bairro.
Ao passar pelo campo de futebol, alguns pássaros prenderam a atenção dos pequenos. Do mesmo modo, o amplo espaço cedeu oportunidade para pensarem num possível futuro piquenique.
O colorido e a diversidade encontrada no jardim de uma casa, localizada na comunidade, fez com que as crianças ficassem curiosas a respeito das flores. Mas, o que mais chamou a atenção dos alunos foram os animais encontrados durante a caminhada.
Conforme o pensamento de Junqueira (2015), “A roda de conversa, é a melhor forma de descobrir o interesse da criança”. Por isso, logo que todos voltaram à escola, com o intuito de conhecer os interesses de aprendizagem mencionado pelos alunos, as pibidianas organizaram uma roda de conversa com a turma, procurando mapear as observações dos pequenos.

As bolsistas concluíram que a maioria da turma está disposta a aprender sobre os animais, então, com os meios definidos, será possível desenvolver atividades significativas para a aprendizagem da turma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário