sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Vamos brincar?


Na segunda-feira, dia 21 de setembro, ocorreu a primeira aula na turma do Jardim na EMEI Bem me quer, do projeto das pibidianas Lisandra Hack. Viviane e Elizete.


Este projeto visa a proporcionar a realização de muitas brincadeiras folclóricas para que as crianças possam aprendê-las e se divertir muito! Afinal, criança aprende mesmo brincando!!


As acadêmicas bolsistas iniciaram as atividades do dia apresentando o vídeo "Vem Brincar na Rua", de Kitty Driemeyer, no qual aparecem vários tipos de brincadeiras infantis. Em seguida, realizaram brincadeiras com a turma dividida em pequenos grupos.


Depois, as pibidianas questionaram as
 crianças sobre quais eram suas  brincadeiras prediletas, para que, assim, no próximo encontro, possam realizá-las com a turminha.


Neste primeiro encontro, o grupo brincou de Passa Anel, Telefone sem Fio e Amarelinha, que foi a que eles mais gostaram.   
 Muitas aprendizagens estão implícitas neste tipo de brincadeira. Além disso, as crianças adoram realizá-las. Afinal, em tempos atuais, as crianças passam muito tempo diante de telas de computador, de telefones ou da TV! Para ser saudável e construir conhecimentos, é preciso se mexer!!!


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Que belas histórias para contar!!!

As pibidianas Luciane e Jaqueline estão, na Emei Azaleia, tornando as histórias um pouco mais divertidas e fascinantes, usando toda a ludicidade para encantar nossos pequenos do pré A.


O mundo das histórias é magnífico e proporciona momentos únicos e significativos. Através de uma história, podemos viajar no mundo da imaginação e nos emocionar, vivenciando momentos mágicos!E, como nos questionou nossa oficineira Milene Moreira Marques: "Por quê contar histórias? Ora, porque sim!!!"


A turma estava encantada com a história  "O menino e o peixinho". As próprias crianças puderam contar esta história, através da leitura das imagens de um livro. Além disso, a história suscitou  a discussão sobre as cores dos peixes que viam e, assim, cada um queria dar sua opinião! Enquanto isto, as acadêmicas bolsistas iam questionando as crianças sobre suas interpretações e sentimentos. Logo em seguida, as pibidianas trouxeram para as crianças um peixe de verdade! A alegria tomou conta, pois cada qual queria imitar o peixinho e seu lindo biquinho!
 

Decidiram, então, colocar o nome do peixe de Júlio. Depois, lembraram-se de várias canções sobre peixes, que foram interpretadas coletivamente. Finalmente, fizeram um cartaz que ilustrava a história contada. A parte escrita foi feita pelas professoras, porém, as ilustrações, ficaram por conta da garotada! Usaram, para isto, cola glitter, lápis e canetinha. Imagina quantos peixes coloridos apareceram nesta obra coletiva!!!!

Sou diferente, sou encantador!


O novo projeto das pibidianas Franciele, Silvana e Maiara teve início da EMEI Azaleia com práticas divertidas preparadas para serem aplicadas com as crianças do Maternal IIB.


Olha só que legal! A hora do conto foi um momento prazeroso para os alunos, pois eles aprenderam a importância de se aceitar como são!


As acadêmicas bolsistas, de modo lúdico, ajudaram as crianças a analisarem como são, a se auto-descobrirem e a realizarem comparações entre cada uma e os demais colegas. Através de uma caixa com um espelho, as pibidianas pediram para que as crianças se auto observassem, dentro da caixinha, propondo que ali havia um tesouro valioso e encantador! As crianças adoraram poder dar uma espiadinha no "baú do tesouro"! E que surpresa divertida, quando se enxergavam ao espelho!


Para finalizar a aula, as crianças dedicaram-se bastante, ao realizar seu autorretrato através da massinha de modelar. Estes momentos serviram para auto-descoberta, aceitação das diferenças e desenvolvimento criativo. 


domingo, 20 de setembro de 2015

Por que a gente deve contar histórias? Porque sim!

Para refletir sobre esta e várias questões sobre a importância de a contação de histórias para a formação do ser humano, as pibidianas passaram por uma oficina sensacional neste mês de setembro, ministrada pela Pedagoga e Contadora de Histórias Milena Moreira Marques.


Além de ouvirem a contação de belíssimas histórias, narradas de forma encantadora pela ministrante, as acadêmicas bolsistas realizaram uma série de dinâmicas de contação, que as levaram a imaginar cenas muito criativas!


Para muito além de "repassar" outros conteúdos, a contação de histórias é um espaço que leva as crianças a exercitarem a imaginação, abastecerem-se culturalmente, e a se estruturarem, não apenas cognitivamente, mas também afetivamente. Ouvir histórias é uma atividade prazerosa que, além de fomentar a imaginação, pode levar os pequenos a se tornarem futuros leitores. O encantamento pelos livros é algo que se desperta já na primeira infância. Uma história bem contada faz todo mundo se concentrar e se deliciar!
Ora, quem conta um conto, aumenta um ponto!!!



terça-feira, 15 de setembro de 2015

Expedição investigativa com os pequenos da EMEI Alice Maciel

As PIBIDIANAS Janaína e Beatriz realizaram uma caminhada com as crianças do Mater II B (faixa etária de três a quatro anos), com o propósito de observar alguns critérios: o que prende a atenção dos alunos, como interagem durante um passeio e qual a zona de interesse das crianças, ao passearem pelo Bairro.

Para despertar o olhar investigativo e o interesse visual das crianças durante o passeio, as bolsistas PIBID forneceram alguns objetos simbolizando um binóculo. Dessa forma, as crianças dialogaram sobre todas as observações derivadas desta expedição pelo bairro.
Ao passar pelo campo de futebol, alguns pássaros prenderam a atenção dos pequenos. Do mesmo modo, o amplo espaço cedeu oportunidade para pensarem num possível futuro piquenique.
O colorido e a diversidade encontrada no jardim de uma casa, localizada na comunidade, fez com que as crianças ficassem curiosas a respeito das flores. Mas, o que mais chamou a atenção dos alunos foram os animais encontrados durante a caminhada.
Conforme o pensamento de Junqueira (2015), “A roda de conversa, é a melhor forma de descobrir o interesse da criança”. Por isso, logo que todos voltaram à escola, com o intuito de conhecer os interesses de aprendizagem mencionado pelos alunos, as pibidianas organizaram uma roda de conversa com a turma, procurando mapear as observações dos pequenos.

As bolsistas concluíram que a maioria da turma está disposta a aprender sobre os animais, então, com os meios definidos, será possível desenvolver atividades significativas para a aprendizagem da turma.



quarta-feira, 9 de setembro de 2015

As crianças protagonistas da EMEI Alice Maciel


O projeto “Recriando os espaços pedagógicos externos da EMEI Alice Maciel com um olhar lúdico” teve  seus objetivos alcançados.
As pibidianas procuraram elaborar espaços lúdicos onde as crianças pudessem brincar, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, bem como o cuidado com os espaços da escola. 


Estes espaços criados estão sendo apreciados e compartilhados pelas crianças, e foram fruto dos trabalhos desenvolvidos num dos projetos do Pibid da Educação 
Infantil para este ano. 


Nos ambientes criados, as crianças ganharam um local para expor suas próprias criações, elaboradas durante as aplicações de algumas das atividades de projetos anteriores, realizados pelas acadêmicas bolsistas com as crianças da escola. Eles estão expostos no  “Cantinho da Cultura”.


As pibidianas e a direção da EMEI Alice Maciel estão orgulhosas com o impacto causado pelo Pibid na instituição, pois, se tornou possível gerar instrumentos para favorecer o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e a coordenação motora dos educandos, através de todas as modificações realizadas no pátio da escola.


As crianças estão adorando as brincadeiras, soltando a imaginação, utilizando o corpo para a apropriação de conhecimentos num pátio amplo e todo planejado para o uso da criançada. 


A pista de carrinho, a amarelinha, o campo de futebol, o caracol, a tartaruga e o caminho do zig- zag, entre outras coisas, agora fazem parte dos espaços da escola. 


Embora, as  pibidianas tenham planejado estes espaços, as brincadeiras por lá costumam ser livres e, portanto, o protagonismo das crianças está explicitado em cada nova brincadeira inventada. É claro que as pibidianas ensinaram algumas tradicionais, também, como a da Amarelinha! As crianças adoraram!


Além disso, agora, todos podem utilizar os materiais por eles mesmo criados e brincar coletivamente. Durante a inauguração do "Cantinho da Cultura" usaram as máscaras, os colares e os instrumentos musicais que criaram durante o primeiro semestre. 


Segundo as bolsistas PIBID, cada sorriso infantil que recebem, ao observarem as crianças brincando, é um prêmio por todo o esforço realizado no planejamento e concretização deste lindo projeto. 


Olha que momento magnífico e significativo: as crianças, desenvolvendo habilidades visuais e artísticas, através das linguagens das artes, puderam pintar azulejos para serem colados no muro da escola, que já havia sido preparo pelas acadêmicas e pela supervisora, para receber as criações dos pequenos! A pintura no muro ficou linda!!!


Os alunos também estão desenvolvendo conhecimentos sobre a Natureza através do cultivo, apreciação e degustação de chás e temperos em garrafas pet que foram fixadas em outra parede interna da escola.


Ao encontro das ideias de Piaget, as pibidianas também acreditam que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Portando, ao serem protagonistas deste projeto, os pequenos estão desenvolvendo-se amplamente. 


Quem pensa que só as meninas se interessam por brincar de casinha, está muito enganado! Os meninos também adoraram explorar livremente, com um monte de brincadeiras, a casinha de madeira, que também faz parte deste projeto, e foi criada para aguçar ainda mais a imaginação de todos. 


O PIBID, assim, já deixa suas marcas na EMEI Alice Maciel, organizando o espaço escolar e proporcionando um ambiente inovador e educativo, além de, oportunizar o protagonismo de cada aluno da escola, de forma divertida e muito produtiva!!!
Parabéns, bolsistas pibid que atuam na EMEI Alice Maciel! Vocês fizeram um trabalho espetacular!!!!